Próximo filme brasileiro que tem tudo para causar burburinho nos cinemas, O Agente Secreto chega em novembro às telonas de todo o país.
- O Agente Secreto: conheça filme brasileiro indicado à Palma de Ouro em Cannes
- O Agente Secreto: “irmão” de Ainda Estou Aqui se torna queridinho da crítica
Mistura de drama com suspense político, o longa escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho (Bacurau) vem fazendo bonito mundo afora, sendo destaque em festivais internacionais como o de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro.
Mais do que indicado, O Agente Secreto levou para casa os prêmios de Melhor Diretor para Kleber e de Melhor Ator para Wagner Moura (Narcos), além de vencer o Prêmio FIPRESCI da competição oficial e o Prix des Cinémas d’Art et Essai, concedido pela Associação Francesa de Cinemas de Arte (AFCAE).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Uma excelência e destaque que vem trazendo cada vez mais holofotes para o título, que já entrou para a pré-seleção de filmes que podem representar o Brasil no Oscar 2026.
História acontece em Recife nos anos 1970
Distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes e nos Estados Unidos e Canadá pela Neon, O Agente Secreto se passa em Recife, em 1977, durante o período da ditadura militar brasileira.
Nesse cenário de incertezas, perseguições e repressão política e social do país, o longa segue os passos de Marcelo, um professor universitário e especialista em tecnologia que decide retornar à sua cidade natal após anos afastado.
O motivo é que Marcelo está fugindo de um passado misterioso e violento em São Paulo, onde sua vida corre perigo e o professor acredita não haver mais paz. Uma busca por um recomeço que o leva de volta para a capital de Pernambuco, onde tem algumas pontas soltas para acertar e de onde eventualmente planeja fugir para fora do país.

Ao tentar se reaproximar de sua família e do cotidiano local, porém, Marcelo logo percebe que a cidade também vem sendo vigiada. Uma situação que piora quando o especialista percebe que vem sendo espionado pelos vizinhos e que o caos da onde tentou fugir o acompanhou até ali.
Além de Wagner Moura na pele do professor universitário, O Agente Secreto conta também com Maria Fernanda Cândido (Terra Nostra), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Udo Kier (Sangue para Drácula) e Thomás Aquino (DNA do Crime) no elenco. Isso, além das participações especiais de Hermila Guedes (Homem com H), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo) e João Vitor Silva (Garota do Momento) na trama.
Filme fala sobre autoritarismo e vigilância
Escrito ao longo de três anos, O Agente Secreto “nasceu” a partir de uma notícia publicada por um jornal australiano, em que um tubarão foi capturado e uma perna humana foi encontrada em seu ventre. Uma manchete que pode parecer estranha, mas que se conecta de alguma maneira a história do filme que aos poucos foi tomando forma na mente do diretor.
Ao site C7nema, Kleber Mendonça Filho contou que enquanto desenvolvia a trama do longa teve vontade de “fazer um filme ambientado na década de 1970 como um exercício histórico”, a fim de explorar um período da ditadura militar nos anos presididos por Ernesto Geisel.
Embora parte do período autoritário, os anos entre 1974 e 1979 não costumam ser tão retratados no cinema brasileiro, com obras do gênero comumente dando mais destaque aos anos de chumbo em que o general Emílio Garrastazu Médici esteve no poder.

Em O Agente Secreto, no entanto, ambientado em meio a esse intervalo, no ano de 1977, o cineasta recria o dia a dia da época apelando para algumas de suas memórias de Recife, cidade em que nasceu e que já foi palco de alguns de seus filmes.
Um retrato que tem tudo para mergulhar os espectadores em um clima de tensão e paranóia, e em uma narrativa que explora temas como vigilância estatal, identidade e autoritarismo.
Copoduzido pela CinemaScópio Produções, MK2 Films, Lemming Film e One Two Films, O Agente Secreto chega em 06 de novembro de 2025 aos cinemas brasileiros.
Leia também:
- O Agente Secreto: filme brasileiro estreia com chuva de aplausos em Cannes
- Cannes 2025: veja vencedores, incluindo filme brasileiro O Agente Secreto
- Ainda Estou Aqui, filme brasileiro premiado no Oscar, chega ao Globoplay
Leia a matéria no Canaltech.