O Linux é realmente uma alternativa ao Windows 11 para o dia a dia? Entenda

Tecnologia

Com o fim do suporte ao Windows 10, distribuições Linux se tornaram uma alternativa para computadores sem suporte ao Windows 11, especialmente graças à vasta disponibilidade de apps populares. Por outro lado, o “mundo do pinguim” traz diferenciais que podem se tornar um desafio para algumas pessoas.

A seguir, tire as seguintes dúvidas:

  • O Linux é uma alternativa ao Windows?
  • Dá para usar Linux no dia a dia?
  • Devo instalar o Linux no meu PC?
  • Dá para testar o Linux sem instalar no PC?
  • Não quero usar Linux. E agora?

O Linux é uma alternativa ao Windows?

Atualmente, os principais aplicativos do mercado já estão disponíveis para distros de Linux. Além disso, há muitas distros que oferecem interfaces mais simples para o dia a dia, até mesmo parecidas com o Windows.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Porém, algumas coisas precisam ser adaptadas. Por exemplo, com a ausência do Word, Excel e PowerPoint para Linux, é necessário migrar para alternativas próximas, como o LibreOffice. Algumas plataformas também ficam disponíveis somente pela versão web, como o WhatsApp.

Zorin OS e outras distribuições oferecem uma interface mais próxima do Windows (Imagem: Reprodução/DistroWatch)
Zorin OS e outras distribuições oferecem uma interface mais próxima do Windows (Imagem: Reprodução/DistroWatch)

Dá para usar Linux no dia a dia?

Sim. Especialmente ao considerar distribuições mais conhecidas, como é o caso do Ubuntu e Fedora, que permitem a instalação de boa parte dos programas mais populares sem nem precisar digitar uma linha de comando no Terminal, por exemplo.

Ou seja, para acessar a web, editar documentos, trocar mensagens e demais questões do dia a dia, as plataformas tendem a atender bem.

Por outro lado, a usabilidade depende muito das necessidades de cada um. Se você precisa de apps da Microsoft, sem a possibilidade de utilizar um app equivalente, as distros Linux podem não ser a melhor opção para você, por exemplo. O mesmo acontece com jogos, pois nem todos os títulos estão disponíveis para instalação, ainda que a Steam tenha facilitado essa ponte.

Leigos também podem encarar dificuldades. Apesar da existência de distros que ofereçam interfaces bem simples para o uso cotidiano, algumas situações podem exigir um conhecimento técnico mínimo seja para resolver falhas ou até instalar programas.

Afinal, nem sempre basta abrir um arquivo e sai usando o app. Em alguns casos de erros, é indicado fazer a instalação pelo terminal. Do outro lado, alguns aplicativos dependem de um gerenciador de pacotes diferente, e é necessário fazer ajustes e entender esse funcionamento para utilizá-lo no PC.

Sem contar que o Linux não é uma plataforma única: na verdade, trata-se de um kernel (núcleo) usado como base para diversos sistemas, como Ubuntu, Fedora, Linux Mint, Debian, entre outros, conhecidos como distribuições ou distros. Cada um tem a sua lógica de funcionamento, e, às vezes, nem sempre funcionam em todos os computadores.

Em alguns casos, o Terminal é inevitável nas distros de Linux (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
Em alguns casos, o Terminal é inevitável nas distros de Linux (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

Devo instalar o Linux no meu PC?

Antes de tomar a decisão, faça as seguintes perguntas:

1. Qual distribuição Linux me atende?

Verifique as distribuições disponíveis. Neste caso, opções como Linux Mint e Zorin OS oferecem apenas uma interface mais simples e próxima do Windows. Porém, se busca algo diferente, os populares Ubuntu, Fedora e elementary OS focam em uma outra abordagem, mas também sem muita dificuldade para usar.

Do outro lado, há opções mais complexas – porém, mais customizáveis – com o Arch Linux e o Debian. Ou seja, há distro para todos os gostos.

2. Meu PC tem algum problema de compatibilidade?

Apesar de as distros mais populares oferecerem suporte a boa parte dos computadores, é importante verificar se nenhum componente apresentará falhas durante o uso por falta de compatibilidade. No geral, você pode fazer essa busca através do site dos desenvolvedores das distribuições Linux.

3. A distro tem os programas que eu preciso no dia a dia?

Agora anote todos os programas do seu computador e separe aqueles que você não pode ficar sem. Em seguida, verifique se estão disponíveis para Linux ou, caso contrário, há alternativas viáveis para o seu dia a dia.

4. Tenho facilidade para me adaptar em um novo sistema?

Há distribuições com foco em interfaces tão simples que atendem até os usuários mais leigos. Ainda assim, isso não retira o fato de que é necessário se adaptar – afinal, assim como ocorre ao comprar um Mac, nem tudo é igual ou parecido com ao Windows. Da mesma forma, existe a possibilidade de alguma ação específica exigir algum conhecimento técnico para ser executada.

Você pode testar o Linux sem instalar no seu PC (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Você pode testar o Linux sem instalar no seu PC (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Dá para testar o Linux sem instalar no PC?

Sim. Além das máquinas virtuais, boa parte das distros atuais oferece um recurso chamado “Live USB”. Trata-se de uma opção para rodar o sistema antes da instalação, que permite não apenas experimentar a interface como verificar se existe algum problema de compatibilidade no seu PC.

Para isso, basta criar a mídia de instalação, desligar o computador e, ao iniciar o dispositivo pelo pendrive, escolher a opção para testar o sistema. Contudo, apesar de ser algo disponível para a maioria, algumas distros não oferecem o recurso.

Não quero usar Linux. E agora?

Se o seu computador não atende os requisitos mínimos do Windows 11 e você não quer usar o Linux, existem três opções:

  • Verificar a possibilidade de um upgrade no computador para garantir o suporte ao Windows 11;
  • Comprar um PC novo com Windows 11;
  • Comprar um Mac ou Chromebook, caso atendam as suas necessidades.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: É o fim do Windows 10! | Curiosidades | #shorts

Leia a matéria no Canaltech.