O outono de 2025 está mais frio do que o normal?

Tecnologia

O outono de 2025 começou no dia 19 de março, marcando a transição do verão quente e chuvoso para um período de temperaturas mais amenas e dias progressivamente mais secos. No entanto, apesar das previsões iniciais indicarem um outono mais quente que o normal, muitos brasileiros têm sentido o clima mais frio, o que levanta a pergunta: será que o outono de 2025 está mais frio que o previsto?

Para esclarecer essa questão, conversamos com a meteorologista Danielle Barros Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que analisou o comportamento climático da estação até agora.

Outono de 2025: mais frio ou dentro do esperado?

As previsões para o outono de 2025 indicavam temperaturas acima da média em grande parte do Brasil, com possibilidade de quedas pontuais devido à entrada de massas de ar frio. Segundo Danielle, essas quedas realmente ocorreram, especialmente em abril:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As previsões para o outono de 2025 indicavam temperaturas acima da média climatológica em grande parte do Brasil. No entanto, havia a possibilidade de incursões de massas de ar frio, capazes de provocar quedas significativas de temperatura, especialmente nas áreas de maior altitude das regiões Sudeste e Sul. Esse cenário se confirmou em abril de 2025, quando foram observadas essas quedas, destacadas pelos tons em azul no mapa abaixo.

Mapa indica quedas de temperatura no outono, em azul (Imagem: INMET)

De acordo com a meteorologista, no início do outono, ocorreu a transição do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Pacífico Equatorial:

Apesar dessa mudança, as temperaturas médias do ar no Brasil permaneceram acima da média, sendo este o quinto outono mais quente já registrado, com um desvio de +0,6 °C em relação à média histórica (conforme indicado na tabela abaixo). Essa tendência de elevação das temperaturas tem se intensificado nos últimos anos, influenciando diretamente o comportamento das estações do ano.

Anos Temperatura observada (ºC) Média (1991 – 2020) Diferença (ºC)
2024 25,0 24,2 0,8
2016 25,0 24,2 0,8
1998 25,0 24,2 0,8
2019 24,9 24,2 0,7
2025 24,8 24,2 0,6

Então, podemos ver que apesar de alguns dias frios chamarem a atenção, o outono de 2025 não está mais frio do que o normal. Pelo contrário: ele segue a tendência de aquecimento climático, com temperaturas médias acima da climatologia histórica. As oscilações são naturais da estação, mas o contexto geral aponta para um padrão mais quente.

Leia também:

VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?

Leia a matéria no Canaltech.