O que a Chevrolet fez para resolver o problema da correia dentada do Onix?

Tecnologia

A linha 2026 do Chevrolet Onix chegou às lojas, mas a grande reclamação dos consumidores permanece: a tal da correia banhada a óleo ainda está presente no conjunto mecânico do carro.

Porém, apesar de ter sido mantida nesta nova reestilização do Onix, a Chevrolet colocou algumas mudanças em prática, alterando o fornecedor da peça, que recebeu muitas reclamações na linha anterior.

O que acontecia com a correia?

A correia banhada a óleo está presente na atual geração do Onix desde a sua estreia em 2019. Mas as reclamações são mais recentes, em um recorte de pouco mais de um ano atrás.


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A peça acabava se desgastando e esfarelando dentro do motor do carro, entupindo os dutos de óleo e até mesmo a bomba de vácuo, comprometendo o funcionamento do sistema.

Onix 2026
Motor 1.0 turbo teve uma pequena redução de potência e agora entrega até 115 cv (Chevrolet/Divulgação)

Isso acontecia quando era colocado um óleo lubrificante fora dos padrões indicados pela Chevrolet. A composição química fazia com que a correia fosse comprometida — o que gerou um grande burburinho sobre o assunto.

Vale ressaltar que a fabricante manteve seu posicionamento a todo momento à favor da correia banhada a óleo e afirmando sua segurança e robustez.

Qual a nova solução da Chevrolet?

A troca de fornecedor vem acompanhada de uma nova composição química para a correia. A peça antiga era fabricada pela Continental, que foi substituída pela Dayco.

De acordo com a marca, esta nova peça conta com uma formulação mais resistente à óleos adulterados ou de baixa qualidade. O objetivo da Chevrolet é que a nova correia esteja preparada para proprietários que não seguem o padrão indicado pela mesma, por isso mantém a composição em borracha sintética, mas traz reforço de fibra de vidro.

Onix 2026
Modelo também conta com novo visual na linha 2026  (Chevrolet/Divulgação)

A correia banhada não é utilizada apenas no Onix na linha da Chevrolet, mas também pelo Tracker e pela picape Montana. Porém, a maior reincidência de problemas acontecem no modelo de entrada da marca — o que também pode justificar a resposta da fabricante sobre o problema.

Mesmo com a alteração da peça, a Chevrolet mantém a garantia de até 240 mil km para a nova correia. A empresa também aumentou a garantia de 3 para 5 anos de proprietários de Onix dos modelos produzidos entre 2020 e 2025.

Para ativar essa nova garantia, estes carros precisam passar por uma revisão na concessionária onde será avaliado o estado da correia e se houve a alguma interferência no sistema. Se isso for constatado, o serviço para troca de todas as peças custa em torno de R$ 700. Se estiver tudo nos conformes, a garantia será estendida.

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