A linha 2026 do Chevrolet Onix chegou às lojas, mas a grande reclamação dos consumidores permanece: a tal da correia banhada a óleo ainda está presente no conjunto mecânico do carro.
Porém, apesar de ter sido mantida nesta nova reestilização do Onix, a Chevrolet colocou algumas mudanças em prática, alterando o fornecedor da peça, que recebeu muitas reclamações na linha anterior.
O que acontecia com a correia?
A correia banhada a óleo está presente na atual geração do Onix desde a sua estreia em 2019. Mas as reclamações são mais recentes, em um recorte de pouco mais de um ano atrás.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A peça acabava se desgastando e esfarelando dentro do motor do carro, entupindo os dutos de óleo e até mesmo a bomba de vácuo, comprometendo o funcionamento do sistema.

Isso acontecia quando era colocado um óleo lubrificante fora dos padrões indicados pela Chevrolet. A composição química fazia com que a correia fosse comprometida — o que gerou um grande burburinho sobre o assunto.
Vale ressaltar que a fabricante manteve seu posicionamento a todo momento à favor da correia banhada a óleo e afirmando sua segurança e robustez.
Qual a nova solução da Chevrolet?
A troca de fornecedor vem acompanhada de uma nova composição química para a correia. A peça antiga era fabricada pela Continental, que foi substituída pela Dayco.
De acordo com a marca, esta nova peça conta com uma formulação mais resistente à óleos adulterados ou de baixa qualidade. O objetivo da Chevrolet é que a nova correia esteja preparada para proprietários que não seguem o padrão indicado pela mesma, por isso mantém a composição em borracha sintética, mas traz reforço de fibra de vidro.

A correia banhada não é utilizada apenas no Onix na linha da Chevrolet, mas também pelo Tracker e pela picape Montana. Porém, a maior reincidência de problemas acontecem no modelo de entrada da marca — o que também pode justificar a resposta da fabricante sobre o problema.
Mesmo com a alteração da peça, a Chevrolet mantém a garantia de até 240 mil km para a nova correia. A empresa também aumentou a garantia de 3 para 5 anos de proprietários de Onix dos modelos produzidos entre 2020 e 2025.
Para ativar essa nova garantia, estes carros precisam passar por uma revisão na concessionária onde será avaliado o estado da correia e se houve a alguma interferência no sistema. Se isso for constatado, o serviço para troca de todas as peças custa em torno de R$ 700. Se estiver tudo nos conformes, a garantia será estendida.
Leia também:
Tracker e Onix 100 anos: saiba os preços da série especial da Chevrolet
SUV do Onix chega em 2026 para brigar contra Volkswagen Tera
Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história
Leia a matéria no Canaltech.