O que é cartão de memória? Conheça os tipos e veja como escolher um memory card

Tecnologia

Cartões de memória ou memory cards são periféricos usados para expandir a capacidade de armazenamento de aparelhos eletrônicos. Sua principal função se baseia em armazenar dados (como fotos, vídeos e arquivos) e permitir a transferência de informações entre dispositivos.

O microSD é o cartão de memória mais conhecido do mercado. No entanto, existem outros tipos de memory card, como cartão SD, CompactFlash (CF), miniSD e MultiMediaCard (MMD), por exemplo.

Ao escolher um cartão de memória, você deve verificar as capacidades do periférico, e entender se o cartão é compatível com o dispositivo eletrônico.

A seguir, entenda o que é e como funciona o cartão de memória, e confira quatro dicas para escolher um memory card que atenda às suas necessidades.

O que é cartão de memória?

Cartão de memória (ou “memory card”, em inglês) é um dispositivo periférico removível que aumenta a capacidade de armazenamento de dispositivos eletrônicos, como smartphones, câmeras digitais, videogames, entre outros aparelhos.

Os cartões de memória têm a função de salvar dados (a exemplo de fotos, vídeos e arquivos) sem comprometer o armazenamento interno de eletrônicos. Além disso, esses módulos de memória também permitem a transferência de dados de um aparelho para outro.

Quais são os principais tipos de cartão de memória?

Existem diversos tipos de cartão de memória disponíveis no mercado. E dentre os principais modelos desse periférico de armazenamento, estão:

  • Secure Digital (SD): cartão de memória bastante tradicional, com compatibilidade para vários dispositivos eletrônicos;
  • miniSD: versão de tamanho reduzido do cartão SD;
  • microSD: versão minimalista do cartão SD, com ampla popularidade de uso até nos dias atuais;
  • MultiMediaCard (MMD): cartão que antecedeu o SD, voltado para câmeras, celulares e tocadores MP3;
  • CompactFlash (CF): tipo de cartão de memória principalmente voltado para câmeras e filmadoras profissionais;
  • Universal Flash Storage (UFS) Card: cartão de memória similar ao microSD, mas sem tanta popularidade;

Importante mencionar que também existem cartões proprietários que só funcionam com os dispositivos da marca criadora, como Memory Stick (da Sony) e Nano Memory Card (da Huawei). Esses tipos de cartão de memórias têm uso restrito pelos usuários da marca, e por isso não costumam ser tão populares.

Como funciona um cartão de memória

Cartões de memória têm funcionamento baseado na memória flash NAND: um tipo de memória não volátil que não requer fonte de energia constante para manter os dados salvos. É por conta disso, por exemplo, que cartões de memória mantêm dados intactos mesmo se forem guardados por meses em uma gaveta.

Quando o cartão de memória está em uso dentro de um dispositivo, a corrente elétrica passa pelos transistores do memory card e os dados são gravados nas células de memória. Isso acontece graças ao controlador interno presente no cartão, que gerencia a gravação e leitura de informações, além da correção de erros.

Especificações como classe de velocidade e velocidade de barramento vão ditar a rapidez da transferência de dados entre o cartão e o dispositivo, de modo a garantir bom desempenho para gravação ou leitura das informações.

E uma vez que os dados são gravados, eles poderão ser lidos no dispositivo em uso ou em outros aparelhos. Também é possível transferir os dados salvos no cartão de memória para outras unidades de armazenamento, caso seja necessário fazer um backup ou portabilidade.

Como escolher um cartão de memória

Ao escolher um cartão de memória, você deve analisar diversas questões: as capacidades do cartão são importantes, mas pontos como compatibilidade e procedência também precisam ser considerados. Abaixo, seguem algumas recomendações para considerar antes de comprar um cartão de memória.

1. Verifique os formatos suportados pelo dispositivo

O primeiro passo para escolher um cartão de memória é verificar o tipo de memory card suportado pelo dispositivo. Certos dispositivos só aceitam cartões proprietários da marca, e você pode ter que procurar cartões de memórias específicos para o aparelho. Nesses casos, não há tanta margem para escolha.

Mas caso seu dispositivo eletrônico tenha suporte para diferentes memory cards, vale escolher um cartão de memória com ampla compatibilidade, a exemplo do microSD. Deste modo, você poderá reutilizar o cartão em outros aparelhos com suporte para microSD, caso necessário.

2. Atente-se aos padrões de capacidade

Outro ponto importante é entender a capacidade máxima suportada pelo dispositivo. Por mais que exista o pensamento de que “quanto mais GB, melhor”, manuais e especificações técnicas de eletrônicos costumam detalhar limites máximos para cartões de memória suportados pelo aparelho.

Em alguns casos, cartões de memória com mais capacidade de armazenamento do que o suportado não serão reconhecidos pelos aparelhos. Em outras situações, pode ocorrer corrupção de dados ou você não conseguirá gravar ou ler arquivos salvos.

Portanto, verifique todas as questões de capacidade suportadas pelo aparelho antes de comprar um cartão de memória.

3. Analise as especificações de acordo com a finalidade

Depois de verificar as questões de compatibilidade, vale analisar a finalidade de uso do eletrônico para definir quais características você procurar no cartão de memória. Isso é necessário porque algumas especificações podem se sair melhores que outras dependendo de como você vai usar o memory card.

Usando as especificações de cartões microSD como exemplo, cartões com UHS Speed Class U3 e Video Speed Class V90 são recomendados para filmagens em alta resolução. Já para armazenamento de arquivos, recomenda-se um microSD de classe de aplicação A2.

Vale destacar que especificações para alta performance encarecem os cartões de memória. Logo, é importante considerar o que é realmente necessário, e se os recursos se enquadram no orçamento disponível.

4. Escolha marcas confiáveis de cartões de memória

Por fim, é amplamente recomendável buscar cartões de memórias oficiais, de marcas confiáveis. Isso porque cartões não oficiais podem ter especificações diferentes da descrição, e não necessariamente passaram por testes de qualidade e performance.

E para evitar dores de cabeça, procure cartões de memória de marcas como SanDisk, Kingston, Samsung, Sony, Lexar, entre outras.

Quais dispositivos podem usar cartão de memória?

Você pode usar um cartão de memória para expandir o armazenamento de diversos eletrônicos, como:

  • smartphones;
  • notebooks;
  • tablets;
  • câmeras e filmadoras;
  • consoles de videogame;
  • drones;
  • dispositivos IoT;
  • players de música.

Qual cartão de memória escolher?

A escolha do cartão de memória deve considerar todos os pontos abordados acima, ou seja, compatibilidade com o dispositivo eletrônico, especificações do cartão, e produtos de marcas oficiais.

Mas caso esteja com dúvidas, seguem algumas sugestões para considerar ao escolher seu memory card:

  • Cartão de memória para celular: cartões de memória do tipo microSD, de 512 GB a 1 TB de armazenamento, e classe de aplicação do tipo A2;
  • Cartão de memória para videogame: cartões de memória do tipo microSD, com capacidade igual ou superior a 512 GB de armazenamento, e classe de velocidade mínima UHS-I;
  • Cartão de memória para câmeras: cartões microSD com classe de velocidade V90 ou cartões CFExpress com 1 TB de armazenamento ou mais.

Importante destacar que as especificações acima são apenas sugestões, e é preciso considerar a compatibilidade com o aparelho. Como exemplo, há recomendações específicas de microSD para Nintendo Switch, enquanto cartões microSD para GoPro devem atender a requisitos da marca para boa performance.

Qual é a diferença entre cartão de memória SD, microSD e CF?

O cartão de memória SD foi o primeiro cartão lançado no padrão Secure Digital (SD), em 1999. Trata-se de um dispositivo periférico com 32 mm de altura e 24 mm de largura, utilizado para diferentes tipos de uso, e que ficou menos popular devido às versões menores do SD.

Já o cartão microSD é uma versão menor (com apenas 15 mm de altura e 11 mm de largura) do cartão SD. Lançado em 2005, o microSD foi amplamente aderido pela compatibilidade com dispositivos cada vez menores, e tornou-se o cartão de memória mais popular do seu setor.

O CompactFlash (CF) também é um tipo de cartão de memória, mas com dimensões maiores (36 mm de altura e 46 mm de largura) que o SD e microSD. Cartões CF já não são tão comuns na atualidade, mas continuam sendo usados principalmente em câmeras e filmadoras de alta qualidade.

Em suma, os três são dispositivos periféricos de armazenamento, mas têm tamanhos diferentes para atender a padrões de compatibilidade distintos.

O que é cartão de memória? Conheça os tipos e veja como escolher um memory card