O que é clima? Definir ajuda a entender as mudanças climáticas e os seus efeitos

Tecnologia

Entender o que é clima ajuda a ter mais conhecimento sobre as mudanças climáticas e como elas estão afetando o planeta. Embora muitas pessoas confundam clima com tempo, esses termos representam conceitos diferentes e igualmente importantes para a vida na Terra. 

O que é clima?

Basicamente, o clima é o conjunto das condições atmosféricas médias de uma determinada região ao longo de um longo período de tempo (geralmente, 30 anos ou mais), conforme definido pela World Meteorological Organization (WMO). Essas condições incluem fatores como:

  • Temperatura
  • Precipitação (chuva e neve)
  • Umidade
  • Pressão atmosférica
  • Radiação solar
  • Vento
  • Nebulosidade

Diferente do tempo, que muda diariamente, o clima representa padrões duradouros. Por exemplo, enquanto um dia de chuva pode acontecer em qualquer lugar, o clima de uma floresta tropical prevê chuvas regulares ao longo do ano.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O clima é resultado da interação entre componentes como atmosfera, hidrosfera (águas), criosfera (gelo), litosfera (terra) e biosfera (seres vivos). Fatores como latitude, altitude, proximidade com oceanos, vegetação e relevo também influenciam diretamente o tipo de clima de uma região.

Quais são as classificações climáticas?

Para organizar melhor os diferentes tipos de clima ao redor do mundo, foram criados sistemas de classificação climática. Um dos mais utilizados é o sistema Köppen, que divide o clima em cinco grandes grupos principais, cada um com subtipos:

  • Climas tropicais: quentes e úmidos, com vegetação abundante.
  • Climas secos: áreas com pouca precipitação, como desertos e estepes.
  • Climas temperados (mild): com estações bem definidas. 
  • Climas continentais: com grande variação entre verão e inverno, geralmente no interior de grandes continentes.
  • Climas polares: com temperaturas extremamente baixas e pouca diversidade biológica.

Outras classificações, como a de Thornthwaite, consideram índices de umidade e evapotranspiração e são mais usadas em estudos científicos específicos.

O que são mudanças climáticas?

Mudanças climáticas causam aquecimento global (Imagem: Rafael Garcin/Unsplash)

Tudo isso para entender uma das grandes preocupações relacionadas ao meio ambiente: as mudanças climáticas, transformações significativas e duradouras nos padrões de clima de uma região ou do planeta como um todo. Nas últimas décadas, as mudanças climáticas têm sido intensificadas pelas ações humanas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, desmatamento e produção industrial.

Esses processos aumentam a concentração de gases de efeito estufa (como o CO₂ e o metano) na atmosfera, aquecendo o planeta e levando ao temido aquecimento global.

Quais são os efeitos das mudanças climáticas?

Os efeitos das mudanças climáticas são diversos e já podem ser observados em várias partes do mundo. Entre os principais impactos estão o aumento da temperatura média global, com verões mais intensos e invernos menos rigorosos e degelo nas regiões polares, contribuindo para o aumento do nível do mar.

Eventos climáticos extremos, como furacões, secas prolongadas, enchentes e tempestades mais frequentes e intensas também formam os impactos dessas mudanças, tal como alterações nos ecossistemase até problemas de saúde pública, como o aumento de doenças respiratórias e infecciosas em razão de ondas de calor e poluição.

Ao compreender o que é clima, como ele funciona e os efeitos das mudanças climáticas ajuda a agir de forma consciente e a cobrar ações efetivas de governos e empresas em prol do meio ambiente.

Leia também:

VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS? 

Leia a matéria no Canaltech.