O que é cooler? Saiba qual é a função do componente no PC

Tecnologia

O cooler é um dispositivo usado em computadores para resfriar os componentes, garantindo o funcionamento adequado do PC.

Há sistemas de refrigeração específicos para processadores, placas de vídeo e fontes de energia, por exemplo, dissipando o calor dos componentes e auxiliando na circulação de ar dentro ou para fora do gabinete.

O funcionamento dos coolers varia de acordo com o tipo: é possível usar air cooler, water cooler ou cooler M.2, usado em SSDs NVMe. No entanto, a proposta é a mesma: remover o excesso de calor do componente.

A seguir, saiba em detalhes como funciona o cooler no PC e quais as diferenças entre os tipos de equipamento.

O que é um cooler?

O cooler é um sistema de refrigeração usado em dispositivos eletrônicos que tem como objetivo dissipar o calor gerado pelos chips durante o uso de um computador ou notebook, por exemplo.

É tradicionalmente conhecido pela presença de um ventilador e uma placa metálica que dissipa o calor gerado pelos componentes eletrônicos, apesar de já existirem equipamentos que utilizam água no resfriamento.

Para que serve o cooler no computador?

O cooler serve para manter todos os componentes do computador na temperatura ideal, garantindo o bom funcionamento.

O dispositivo evita o superaquecimento das peças, o que pode causar travamentos e a queima de componentes durante o uso. Dessa forma, é possível ter um PC com vida útil maior e sem problemas de desempenho.

Como funciona o cooler no PC?

O funcionamento do cooler no computador varia de acordo com o tipo de sistema de refrigeração. O air cooler é um dispositivo de arrefecimento que usa uma placa de metal com heatpipes que dissipam o calor, além de uma ventoinha que direciona o ar quente para fora do sistema.

Já o water cooler é um sistema fechado que usa um fluido refrigerante para dissipar o calor dos componentes eletrônicos.

O funcionamento do water cooler é o seguinte: um bloco fica preso ao processador. Esse bloco é composto por uma bomba de água e canais por onde o líquido de refrigeração precisa passar.

O calor gerado pelo PC é transferido para o bloco por meio de uma pasta térmica, esquentando e movimentando o fluido para o radiador.

Assim que o fluido chega ao radiador, as ventoinhas presentes no componente resfriam o líquido, retirando o calor do gabinete e do processador; em alguns casos, também ajudando indiretamente no resfriamento dos VRMs da placa-mãe, e retornando em temperatura ideal para a bomba presente na CPU.

Existe também o cooler M.2, dispositivo usado para o resfriamento de SSDs NVMe do tipo M.2. O cooler M.2 pode ser ativo ou passivo.

Enquanto o cooler M.2 passivo usa apenas uma peça metálica em contato com o SSD para dissipar o calor, a versão ativa é composta também por uma ventoinha que ajuda no resfriamento do componente, evitando altas temperaturas e oferecendo um melhor desempenho.

Quais são os tipos de cooler para computador?

Existem os seguintes tipos de cooler para computador:

  • Air cooler: cooler que utiliza um dissipador e uma ventoinha para resfriar o processador do computador;
  • Water cooler: tipos de cooler que usa um líquido de arrefecimento para resfriar o processador do PC. O fluido, aquecido pela CPU, é transportado ao radiador e resfriado pelas ventoinhas. O líquido frio retorna à CPU, resfriando o sistema;
  • Cooler M.2: cooler voltado para o resfriamento de SSDs NVME do tipo M.2. Pode ser apenas um dissipador de metal ou um dissipador que também usa ventoinha para resfriamento;
  • Cooler para placa de vídeo: tipo de cooler usado especificamente no resfriamento de placas de vídeo (GPU);
  • Cooler para gabinete: cooler usado para resfriar todo o gabinete do PC, removendo o ar quente e resfriando os componentes ligados à placa-mãe;
  • Cooler para fonte de energia: cooler voltado para resfriar a fonte de energia do computador. Está presente em praticamente todas as fontes modernas, sendo ainda mais relevante em modelos de maior potência.

Quais são as vantagens de usar water cooler no PC?

Usar um water cooler no computador oferece as seguintes vantagens:

  • Melhor desempenho: o water cooler oferece um desempenho maior em refrigeração do que o air cooler, visto que a água tem uma condutividade térmica cerca de 20 vezes maior do que a do ar. Essa característica beneficia o usuário ao usar componentes de alto desempenho, como processadores de última geração, ou ao fazer overclock, por exemplo;
  • Aumento de vida útil dos componentes: os componentes de um computador podem se degradar ao longo do tempo devido ao superaquecimento interno. Usar o water cooler garante um aumento na vida útil de processadores e placas de vídeo, por exemplo, já que seu desempenho é maior;
  • Estética: o water cooler traz um foco maior na estética em gabinetes de computador. Muitos modelos incluem luzes RGB, telas com informações de temperatura, entre outros recursos, que podem ser atrativos para quem busca melhorar o visual do PC.

Quais são as desvantagens de usar water cooler no PC?

No entanto, os water cooler também têm as seguintes desvantagens:

  • Dificuldade na instalação: o water cooler pode ser mais difícil de instalar do que o air cooler convencional. O sistema exige um espaço maior de instalação no gabinete por conta da presença de mangueiras e do radiador;
  • Preço mais alto: o water cooler tem um custo maior, já que oferece componentes diferentes que não estão presentes em um sistema a ar;
  • Tempo de vida útil: um water cooler pode ter tempo de vida útil menor do que o air cooler. Dessa forma, pode ser necessário fazer a troca do líquido de refrigeração ou das mangueiras para evitar superaquecimento dos componentes ou problemas com vazamento.

Qual é a diferença entre air cooler e water cooler no PC?

O air cooler é um dispositivo de refrigeração que dissipa o calor da CPU do PC apenas com uma placa metálica e uma ventoinha. Esse sistema tem custo mais baixo, além de ser mais fácil de instalar no computador.

Já o water cooler é um dispositivo de arrefecimento que usa líquido, bomba d’água e radiador para resfriar o sistema.

O líquido aquecido é levado ao radiador, sendo resfriado pelas ventoinhas e retornando ao bloco ligado à CPU. O water cooler tem custo mais alto e uma maior dificuldade de instalação, porém, seu desempenho é maior.

Qual é a diferença entre air cooler e cooler M.2?

O air cooler é um sistema de refrigeração projetado para processadores (CPU). Já outros componentes, como placas de vídeo, gabinetes e fontes, possuem seus próprios sistemas de refrigeração também baseados em ventoinhas e dissipadores.

Já o cooler M.2 é um dispositivo focado na refrigeração de SSDs NVME do tipo M.2. O dispositivo é instalado diretamente no SSD, resfriando-o durante seu uso e melhorando o desempenho do componente.

O que é cooler? Saiba qual é a função do componente no PC