O que é delid de CPU?

Tecnologia

Qualquer um dos principais componentes de PC permite vários ajustes diferentes. A maioria deles acontecendo de forma virtual, como overclock, algo possível de ser feito em CPU, GPU, RAM e até no monitor. Algumas dessas peças podem ser melhoradas de forma física, com intervenções no próprio componente, como em um delid de processador.

E se você não está familiarizado com esse lado entusiasta de PC, pode não saber do potencial (e risco) desse recurso. Ele implica em dissecar uma parte da CPU para que você consiga modificá-lo de uma forma que garanta temperaturas mais baixas.

Vamos entender como o delid de CPU funciona.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que é o delid de CPU?

Todo processador conta com uma espécie de “capa”, que é o dissipador de calor do chip, chamado de “Integrated Heat Spreader” (IHS). É basicamente o que você vê quando olha para a parte de cima de uma CPU, já que a parte inferior são os pads de contato com os pinos do socket da placa-mãe.

Essa capa pode ser retirada, expondo o die. Na verdade, expondo uma outra capa que cobre o chip, já que o silício não pode ficar exposto, porque é algo bastante delicado. Assim, o usuário consegue fazer a troca do condutor térmico que faz a primeira troca de calor, antes do CPU cooler entrar em ação.

Com essa técnica, é possível reduzir drasticamente a temperatura de um processador. É ideal para aquele modelo topo de linha, como um Core i9-14900K ou Ryzen 9 9950X, que já são muito fortes normalmente e conseguem ir além com um delid. Com temperaturas mais baixas, é possível aumentar ainda mais as frequências de operação, garantindo mais desempenho.

Delid precisa de ferramentas e conhecimento

Delid de processador não é para todo mundo. Diferentes ferramentas são necessárias para executar a técnica de despir a CPU. É bem difícil encontrar a ferramenta principal no Brasil, e quando acha, custa algumas centenas de reais. Além disso, é um modelo para cada socket, já que ele tem a ver com o tamanho do processador.

Retirar o IHS é a primeira parte e uma das mais complicadas. De resto, é necessário ter um condutor térmico (pasta térmica ou metal líquido), cola à prova de aquecimento, já que será necessário fechar o IHS de volta, além de pano de microfibra e álcool ispropilico para retirar os restos de condutores térmicos, para então aplicar uma nova pasta.

A ferramenta de delid da Thermal Grizzly é uma das mais populares (Imagem: Thermal Grizzly)

Nem vamos entrar no mérito do passo a passo sobre como executar o delid, já que existem inúmeros tutoriais internet afora, seja em vídeo ou texto. O intuito deste artigo é somente deixá-lo ciente do que esse recurso é, e quais seus riscos.

Delid é perigoso para quem não sabe

Componentes de PCs são peças delicadas, alguns mais do que outros. Se você já teve um processador antigo da AMD, existe uma certa chance de já ter tido um ou mais pinos entortados. Era possível resolver essa questão com uma pinça e paciência, mas não é bem assim com o delid.

Falamos sobre os benefícios do delid, que proporciona mais desempenho mediante baixas temperaturas, mas os riscos vão além. O primeiro ponto negativo é a perda da garantia. Nem AMD ou Intel garantem a troca de um processador que tenha passado pelo processo de delid.

O segundo ponto é o principal: existe a chance de danos irreversíveis serem causados ao processador. Estamos falando desde dano físico, como um arranhão no die, até dano por descarga elétrica. Ou ainda a má aplicação da pasta térmica ou metal líquido, gerando ainda mais calor ao estressar o processador. E vamos além: pode haver corrosão com o uso de material químico errado.

No caso de um Ryzen 7 9800X3D, a situação é mais complicada por conta dos diferentes dies (Imagem: AMD/Divulgação)

Delid precisa de uma expertise que sai do padrão. Não é como um overclock através de um software pelo Windows, que pode ser revertido sem muitas dificuldades. Se deu errado, perdeu o processador e ponto final.

Conclusão

Delid é algo realmente voltado para entusiastas. É um processo bem comum entre os overclockers competitivos, aqueles que buscam a melhor pontuação em benchmarks para processadores na busca de estabelecer um novo recorde mundial.

Não é uma tarefa perigosa para quem tem as ferramentas e produtos certos, além do conhecimento, mas tem potencial de deixar um iniciante na mão, sem seu processador, por qualquer erro. Para a maioria dos usuários, o delid não passa de uma curiosidade, algo visto em um vídeo de YouTube.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.