
A Dynamic Island ou Ilha Dinâmica é um recurso de iPhone que utiliza o recorte em formato de pílula de modelos compatíveis para permitir comandos touch screen e exibir notificações dinâmicas na tela.
Ao combinar o recorte na tela, o touch screen do display e o iOS dos iPhones, a Dynamic Island consegue interagir com ferramentas e oferecer experiências interativas para os usuários. Pixels em volta do recorte simulam a expansão da área, criando novas dinâmicas visuais e funcionais.
O aproveitamento do recorte em formato de pílula e a exibição reformulada das atividades ao vivo figuram entre as principais vantagens da Ilha Dinâmica. Contudo, o recurso está disponível apenas em determinados iPhones e certas versões de iOS.
A seguir, entenda melhor o que é a Dynamic Island e como ela funciona, e confira as diferenças entre o recurso e o notch padrão de smartphones.
Índice
O que é Dynamic Island?
Dynamic Island é um recurso que combina hardware e software para oferecer funcionalidades dinâmicas em iPhones compatíveis. Em outras palavras, trata-se de um recorte na tela em formato de pílula que abriga a câmera frontal e os sensores do Face ID, que exibe conteúdos visuais no topo da tela e habilita interações com a sensibilidade ao toque de áreas próximas.
O que significa Dynamic Island?
O termo “Dynamic Island” significa “Ilha Dinâmica”, em tradução livre. Por mais que a Apple não tenha feito nenhuma declaração oficial sobre, a expressão provavelmente associa o recorte em formato de pílula que fica “ilhado” no topo da tela dos iPhones, com as funções dinâmicas que o recurso habilita.
Para que serve a Dynamic Island?
A Dynamic Island tem a função de oferecer novas formas de interação do usuário com aplicações em seu iPhone, criando novas experiências de usabilidade. Esse recurso habilita algumas funcionalidades, como:
- Visualização de notificações: você pode ver notificações e alertas compactadas, sem interromper o uso simultâneo em outros apps.
- Monitoramento de atividades ao vivo: a Dynamic Island consegue exibir atividades em andamento (chamadas de “Atividades ao vivo”), como uma música tocando, o placar ao vivo de um jogo ou uma ligação ativa, por exemplo.
- Controle de mídia ou ligações: é possível controlar a reprodução de mídias, bem como atender ou desligar chamadas pelo pop-up na Ilha Dinâmica do iPhone.
- Interação com apps: a Dynamic Island também pode maximizar ou minimizar ferramentas, além de servir como atalho para ativar ou controlar uso de apps (como a lanterna, por exemplo).
Como funciona a Dynamic Island
O funcionamento da Dynamic Island combina aspectos de hardware e software do dispositivo. Começando pelo fator hardware, o recurso aproveita o recorte em formato de pílula no topo de certos modelos de iPhone. Esse espaço é uma área física recortada na tela, onde ficam localizadas a câmera de selfie e o Face ID.
Trata-se de uma área menor e muito mais discreta que o notch introduzido no iPhone X, visto em modelos mais antigos. Ainda assim, é um espaço que ocupa pixels de tela.

Para aproveitar essa “área morta”, a Apple decidiu integrar recursos de interatividade para esse recorte ao fazer com que o iPhone preencha pixels ao redor desse espaço. Visualmente falando, dá a impressão de que a área se expande e retrai. Mas na prática, o recorte está sempre ali, apenas com mais pixels em volta para causar esse impacto.
Combinada com determinadas versões do sistema operacional iOS e certos modelos de iPhones elegíveis, a Dynamic Island é capaz de usar a área do topo do dispositivo para exibir notificações e alertas de ferramentas interativas, que funcionam simultaneamente com outras atividades.
Além disso, o recurso aproveita do touch screen de pixels próximos ao recorte para habilitar funcionalidades com o toque ou deslizar dos dedos. É possível, por exemplo, trocar uma música, atender uma ligação ou acompanhar uma rota a partir desse mini widget exibido nos celulares da Apple.

E o resultado disso é uma nova experiência interativa para usuários de iPhone, seja apenas no aspecto visual ou a partir de comandos touch screen.
Consigo desativar a Ilha Dinâmica no iPhone?
Não completamente. É importante lembrar que a Dynamic Island do iPhone também envolve a questão de hardware, que no caso, trata-se de uma perfuração na tela em formato de pílula para abrigar e ocultar a câmera frontal e o Face ID. E não há como retirá-lo, já que ele é integrado à tela do celular.
Mas caso queira minimizar os recursos dinâmicos, basta deslizar o dedo nos widgets das atividades ao vivo, das extremidades para o centro.
Se preferir, você pode entrar nas configurações de aplicativos do iPhone e desabilitar as atividades ao vivo das ferramentas desejadas. No entanto, tenha em mente que isso também vai ocultar os pop-ups de atividade na tela bloqueada.
Quais iPhones contam com a Dynamic Island?
A Dynamic Island é atualmente suportado no iPhone 14 Pro e no iPhone 14 Pro Max, nos celulares das linhas numéricas iPhone 15, iPhone 16 e iPhone 17 — incluindo variantes Plus, Pro e Pro Max —, além do iPhone Air. Além da compatibilidade restrita a certos tipos de iPhone, o recurso também exige a versão 16 do iOS ou patches mais recentes.
Não há confirmação se todos os futuros modelos serão compatíveis com a Ilha Dinâmica, mas a tendência é que os próximos iPhones da linha numérica também suportem o recurso.
Tem Dynamic Island para Android?
Não. A Dynamic Island não está disponível para smartphones Android, já que trata-se de um recurso da Apple exclusivo para iPhones.
Contudo, existem soluções similares, como a Mini Cápsula vista em smartphones da Realme, por exemplo. Também há apps para Android que conseguem simular a Ilha Dinâmica em celulares, mesmo que os dispositivos não tenham o recorte em formato de pílula no topo do display.

Quais são as vantagens da Dynamic Island?
A Dynamic Island tem diversas vantagens, principalmente se comparada ao notch tradicional de iPhones mais antigos. Dentre os principais benefícios, estão:
- Habilitar recursos interativos no iPhone: a Ilha Dinâmica oferece novos recursos dinâmicos ao iPhone, com a exibição de alertas e notificações, além de funcionar como atalho para controle de ferramentas.
- Facilitar a visualização de atividades ao vivo: a Dynamic Island é capaz de exibir atividades ao vivo sem interromper demais atividades do usuário.
- Suporte a diversas aplicações: o recurso é compatível com diversos apps que rodam no iOS.
- Aproveitamento de espaço do recorte: trata-se de uma inovação para uma área que antes era destinada somente para abrigar o Face ID e a câmera frontal.
Quais são as desvantagens da Dynamic Island?
A Ilha Dinâmica de iPhones também apresenta desvantagens, como limitações de suporte. As principais desvantagens incluem:
- Compatibilidade limitada: a Dynamic Island só está disponível para determinados iPhones e certas versões do iOS.
- Sujeira e marca de dedos no recorte: devido aos recursos interativos com toque, a área que abriga o Face ID e a câmera frontal tende a ficar mais sujas e com marcas de dedos.
- Exibição dinâmica só funciona com tela desbloqueada: a Ilha Dinâmica funciona apenas quando o iPhone está desbloqueado.
Qual é a diferença entre Dynamic Island e o notch padrão?
A Dynamic Island usa um espaço menor que o notch de smartphone tradicional, devido ao recorte em formato de pílula recortado na tela. E além de alocar câmera frontal e Face ID, o recurso traz funcionalidades dinâmicas com o uso de pixels ao redor da área, além de permitir comandos touch screen.
Já o tradicional notch de smartphone costuma ter apenas a função de alocar sensores e a câmera de selfie, além de ocupar uma área bem maior no topo da tela.
O que é Dynamic Island? Veja como funciona a área dinâmica de iPhones

