O que é ENIAC? Conheça a história do primeiro computador do mundo

Tecnologia

ENIAC é considerado o primeiro computador eletrônico da história, apresentado oficialmente em 1946. A nomenclatura é uma abreviação de Electronic Numerical Integrator and Computer (“Computador e Integrador Numérico Eletrônico”, em tradução livre).

Os estadunidenses John Mauchly e J. Presper Eckert foram responsáveis pela criação do ENIAC, tendo liderado todo o projeto. No entanto, um grupo de seis mulheres programadoras foram fundamentais para a concepção, construção e programação da máquina. Elas ficaram conhecidas como “as seis do ENIAC”.

Apesar de ser grande e complexo, o ENIAC provou que era possível criar um computador com capacidade operacional. E com o avanço tecnológico, as máquinas foram ficando cada vez menores e mais potentes, alcançando o design que ganhou nome de computador pessoal (PC).

A seguir, confira a história do ENIAC, e saiba como o primeiro computador do mundo funcionava.

O que é o ENIAC?

ENIAC foi uma máquina eletrônica criada na década de 40, e é considerado o primeiro computador da história. O dispositivo tinha fins militares, e foi usado para executar cálculos matemáticos mais rapidamente do que um ser humano equipado com uma calculadora.

O que significa ENIAC?

ENIAC é a abreviação de Electronic Numerical Integrator and Computer, que pode ser traduzido como “Computador e Integrador Numérico Eletrônico”.

Qual é a história do ENIAC?

A história do primeiro computador remonta à década de 40, em meio à Segunda Guerra Mundial. Naquela época, um grupo de mulheres estadunidenses trabalhava com equações matemáticas complexas para calcular velocidades e trajetórias de bombas e mísseis, de modo a ajudar as tropas norte-americanas. Essas trabalhadoras eram chamadas de “computadoras”.

Acontece que cálculos de trajetórias balísticas são extremamente variáveis — já que mudam de acordo com o clima e altitude —, e a criação de novas armas também complicava as operações. E com o acúmulo de demandas, o governo dos Estados Unidos observou a necessidade de um novo método que acelerasse a execução dos cálculos.

Foi então que o físico John Mauchly e o engenheiro J. Presper Eckert propuseram uma máquina capaz de executar cálculos muito mais rapidamente que um ser humano. Em 1943, eles firmaram um contrato com o Laboratório de Pesquisa Balística (BRL) das Forças Armadas dos EUA, que deu aval ao início do projeto ENIAC na Escola Moore de Engenharia Elétrica da Pensilvânia.

Mauchly era físico e focou no uso de tecnologias mecânicas e de válvulas eletrônicas. Já Eckert atuou como chefe de engenharia e atuou para garantir a confiabilidade das válvulas durante as operações. Ambos lideraram uma equipe formada de eletricistas, programadores e desenhistas.

Seis computadoras — conhecidas como “as seis do ENIAC” — também foram essenciais para a conclusão do projeto: Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances (Betty) Snyder Holberton, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence e Ruth Lichterman Teitelbaum. As funcionárias civis antes faziam cálculos à mão, mas se tornaram desenvolvedoras e programadoras da máquina.

Em 14 de fevereiro de 1946, o ENIAC foi oficialmente anunciado como uma máquina capaz de executar cálculos matemáticos complexos com velocidades eletrônicas. Mas seu reconhecimento como o primeiro computador eletrônico da história só veio a acontecer anos mais tarde.

Apesar de ter sido lançado após o fim da Segunda Guerra Mundial, o ENIAC foi utilizado para diversos cálculos por nove anos, até ser completamente desativado em 1955.

O computador ENIAC ainda existe?

Sim, mas apenas parcialmente. O ENIAC foi desativado e desmontado em 1955, mas parte de seus painéis originais está em exposição no Edifício Moore, na Universidade de Pensilvânia (EUA), onde foi construído. Outras partes foram enviadas para instituições como o Instituto Smithsonian (Washington D.C.) e a Academia Militar dos EUA (West Point).

Como era o ENIAC

O ENIAC computer era robusto e ocupava uma sala de aproximadamente 135 m². Especialistas afirmam que a máquina tinha um tamanho comparável ao de uma baleia azul (que mede aproximadamente 30 metros), com peso de 30 toneladas (30 mil kg).

Seus 40 painéis dispostos em forma de “U” tinham aproximadamente 24 metros de comprimento, e abrigavam 18 mil válvulas eletrônicas, 70 mil resistores, e 10 mil capacitores. Todas essas peças resultavam em um gasto de energia de 150 quilowatts.

Como o computador ENIAC funcionava

Antes do ENIAC computar algo, as programadoras levavam semanas para mapear todas as instruções no papel. Depois da validação dos testes, era necessário ajustar switches e conexões cabeadas da máquina para que o computador seguisse as instruções corretamente.

Depois, um aparelho da empresa IBM chamado “leitor” lia os cartões perfurados contendo números e variáveis para o cálculo. Esse dispositivo conseguia traduzir a linguagem matemática para a “linguagem do ENIAC” e vice-versa.

A máquina então processava os cálculos por meio de impulsos elétricos. A “memória interna” era formada por vinte acumuladores de 10 dígitos, além de seis mil interruptores e cabos, acumuladores e transmissores constantes.

Em poucos segundos, os resultados eram impressos em cartões perfurados de saída. Todo o processo se repetia a cada novo cálculo, uma vez que o ENIAC tinha de ser reprogramado manualmente para cada operação.

Quais eram as capacidades do ENIAC?

O ENIAC era restrito a cálculos de soma, subtração, multiplicação e divisão. No entanto, ele era capaz de realizar 5.000 adições por segundo, e podia resolver cálculos balísticos que levavam 12 horas em uma calculadora em apenas 30 segundos.

Vale destacar que o primeiro computador da história focou em cálculos de velocidades e trajetórias de bombas, mas seu campo de aplicação também envolveu previsão do tempo, estudos de raios cósmicos e números aleatórios, cálculos de energia atômica, ignição térmica, entre outros usos científicos.

Quais eram as limitações do ENIAC?

A principal limitação do ENIAC estava em sua memória interna, que podia armazenar apenas cerca de 20 números de 10 dígitos. Apesar de ser mais veloz do que qualquer ser humano, essa capacidade se mostra bem aquém quando comparada aos hardwares de hoje em dia.

Além disso, o ENIAC demandava reprogramações manuais a cada novo cálculo. E esse processo levava semanas, considerando o mapeamento no papel, e os ajustes de switches e conexões dos cabos antes da operação.

Qual foi o primeiro programa executado no ENIAC?

O primeiro programa executado pelo ENIAC simulou explosões termonucleares. Vale destacar que a máquina não rodou um software efetivamente, e foi apenas programada manualmente para executar cálculos de fissão nuclear.

Qual foi a importância do ENIAC para a evolução dos PCs?

O ENIAC foi essencial para a evolução dos computadores, provando que era possível construir uma máquina eletrônica com capacidade operacional para automatizar tarefas antes feitas à mão. Sua concepção serviu de pontapé para a era computacional, em meio à uma época com detratores e pessimistas de tecnologias da computação.

Apesar do funcionamento complicado e de seu tamanho, o ENIAC serviu de inspiração para outros computadores desenvolvidos posteriormente. Com o tempo, a indústria conseguiu criar máquinas menores, melhores e mais baratas, a exemplo do Kenbak-1. Foi então que os computadores deram lugar aos computadores pessoais (PCs) de caráter comercial.

O avanço tecnológico então popularizou os computadores e abriu espaço para a exploração e descoberta de softwares, redes de conexão (como a internet), mais poder de operação, expansão de funcionalidades, além de novos dispositivos eletrônicos.

Qual é a diferença entre ENIAC e Kenbak-1?

O ENIAC é considerado o primeiro computador eletrônico do mundo, oficialmente apresentado em 1946. A máquina tinha cerca de 24 metros de comprimento, pesava 30 toneladas, e tinha operação baseada em ajustes de switches e conexões de cabos.

Já o Kenbak-1 é considerado o primeiro computador pessoal (PC) da história, criado em 1971. O PC podia ser operado em uma mesa por ser muito menor e mais leve que o ENIAC, tinha um processador de oito bits, e focava no uso pessoal devido ao seu caráter comercial.

O que é ENIAC? Conheça a história do primeiro computador do mundo