
A placa-mãe é o principal componente de um computador, já que ela é a responsável por interligar todas as peças, garantindo o bom funcionamento e a inicialização do sistema operacional.
O funcionamento da motherboard é feito por etapas, tendo início assim que a energia passa pelo componente, até a comunicação de peças como processador, SSD, memória RAM e placa de vídeo (GPU).
Cada placa-mãe é caracterizada pela quantidade de slots disponíveis, seu tamanho, além do tipo de uso. Confira a seguir, como funciona uma placa-mãe e detalhes sobre cada um dos tipos disponíveis.
Índice
O que é uma placa-mãe?
A placa-mãe é uma placa de circuito de grande porte que integra diferentes componentes eletrônicos e conexões de um PC. O dispositivo possui trilhas condutoras metálicas que são responsáveis por fazer a comunicação entre soquetes, chips e interfaces de entrada e saída.
Dessa forma, é possível interligar dispositivos de armazenamento, memória RAM, CPU, GPU, entre outros componentes essenciais no funcionamento de um computador.
Para que serve a placa-mãe?
A placa-mãe serve para interligar todos os componentes de um computador, fazendo os dispositivos se comunicarem entre si por meio de energia elétrica. Dessa forma, a motherboard garante que todos os componentes de hardware funcionem de forma coordenada para o bom funcionamento do PC.
Além disso, a placa-mãe também é responsável por conectar periféricos como mouses, teclados e fones de ouvido, por exemplo. Sem a placa-mãe, não é possível fazer todos os dispositivos do computador funcionarem.
Quais são os tipos de placa-mãe?
É possível categorizar as diferentes placas-mãe nos seguintes tipos:
- XL-ATX: a placa-mãe XL-ATX é o modelo de maior tamanho, sendo voltada para usuários que necessitam de mais slots e conexões, principalmente para o uso de diversas placas de vídeo (GPUs);
- E-ATX (Extended ATX): A E-ATX é uma placa-mãe de tamanho maior que as tradicionais ATX. É ideal para usuários que buscam alto desempenho, como edição de vídeo, jogos pesados e modelagem 3D, por conta do alto número de slots disponíveis;
- ATX (Advanced Technology Extended): a placa-mãe ATX é o tipo de placa-mãe mais comum em computadores desktop, já que oferece uma quantidade suficiente de slots e conectores, seja para uso pessoal ou para gamers. A ATX deve ter tamanho de até 12 x 9,6 polegadas, ou seja, 305 x 244 milímetros;
- Micro-ATX (mATX): a placa-mãe Micro-ATX é uma versão reduzida da ATX convencional. A motherboard tem custo mais baixo, é voltada para gabinetes menores, como PCs domésticos, por exemplo. As placas-mãe mATX têm formato de até 9,6 x 9,6 polegadas (244 x 244 milímetros);
- Mini-ITX: a placa-mãe Mini-ITX tem tamanho ainda menor em comparação com placas ATX. O formato tem dimensões de até 6,7 x 6,7 polegadas (170 x 170 milímetros), razão pela qual podem ser instaladas em gabinetes ainda menores;
- Nano-ITX: a placa-mãe Nano-ITX é a versão compacta da Mini-ITX. O componente é pouco comum em PCs tradicionais devido à sua limitação em conexões. O tamanho máximo da Nano-ITX é de 4,7 x 4,7 polegadas (119 x 119 milímetros);
- Pico-ITX: a placa-mãe Pico-ITX é uma motherboard de tamanho reduzido usado em robótica, sistemas de monitoramento, entre outros. É o menor modelo de placa-mãe, com dimensões de 3,9 x 2,8 polegadas (99 x 71 milímetros).

Como funciona a placa-mãe do computador?
O funcionamento da placa-mãe é a partir da entrada de energia elétrica no componente ao ligar o computador. A BIOS da placa-mãe é ativada e verifica, por meio do Power-On Self Test (POST), se o processador, armazenamento, módulos de memória RAM, placas de vídeo (GPU) e periféricos estão funcionando corretamente.
Em seguida, o firmware começa a inicializar o sistema operacional instalado no computador, enquanto que os capacitores suavizam as flutuações de corrente e os VRMs regulam e estabilizam a energia para o bom funcionamento dos componentes da placa-mãe.
A partir daí, o chipset da mainboard começa a interligar todos os componentes do PC, como CPU, memória RAM, portas USB, placas de rede, entre outros. Tudo isso por meio das trilhas condutoras de energia e dados, que mantém a comunicação da placa-mãe com todos os componentes durante o uso do computador.
Quais são os principais componentes da placa-mãe?
Os principais componentes de uma placa-mãe são os seguintes:
- Soquete de CPU: possibilita conectar processadores (CPU);
- Slot de memória RAM: oferece conectores para módulos de memória RAM;
- Slots PCI/PCIe: componente utilizado na conexão de placas de vídeo (GPU), placas de som ou placas de rede;
- Conectores SATA: usados para conectar dispositivos de armazenamento como HDs;
- Slot M.2 NVMe: slot voltado para a conexão de SSDs de alto desempenho;
- Chipset: componente que controla a comunicação entre todos os dispositivos conectados à placa-mãe;
- BIOS/UEFI: firmware responsável pela inicialização do sistema operacional;
- Conectores de energia: componente responsável por receber energia elétrica e distribuí-la em toda a placa;
- USB: permite a conexão de dispositivos USB;
- HDMI, VGA ou DisplayPort: permite a conexão de cabos responsáveis pela saída de vídeo;
- Porta de rede (Ethernet): responsável por conectar o PC via cabo à internet;
- Entradas e saídas de áudio: garante a conexão da placa-mãe com dispositivos de áudio, como caixas de som e fones de ouvido;
- Bateria CMOS: garante que as configurações da BIOS se mantenham ao desligar o PC;
- VRM (Voltage Regulator Module): garante estabilidade de energia aos componentes;
- Conectores para cooler: permite controlar a refrigeração do sistema via cooler;
- Trilhas condutoras: trilhas metálicas que interligam os componentes.
Qual é a diferença entre as placas-mãe ATX e Micro-ATX?
A placa-mãe ATX é um componente que oferece mais slots PCI/PCIe do que Micro-ATX, ou seja, os usuários têm mais espaço para conectar outros componentes. É o modelo mais comum em desktops por conta do seu tamanho compatível com grande parte dos gabinetes.
Já as placas-mãe Micro-ATX trazem recursos semelhantes aos disponíveis na ATX, no entanto, com um menor número de conexões (de 2 a 4 slots PCI/PCIe). O modelo é voltado para dispositivos mais econômicos e compactos, devido ao seu tamanho menor.
Qual é a diferença entre as placas-mãe Mini-ITX, Nano-ITX e Pico-ITX?
Uma placa-mãe Mini-ITX é um dispositivo que tem 170 x 170 milímetros de dimensão que suporta até dois slots de memória RAM e apenas 1 slot PCIe (com exceção de alguns modelos), além de algumas conexões USB e SATA. Por conta disso, seu custo é menor do que as placas-mãe ATX e seu uso é voltado para dispositivos compactos.
Já as placas-mãe Nano-ITX e Pico-ITX são ainda menores que a Mini-ITX. Enquanto a Nano-ITX pode ainda fornecer slots de memória RAM e até mesmo mini-PCIe – em alguns casos -, a placa-mãe Pico-ITX é voltada para uso em robótica, sistemas embarcados, e outros dispositivos compactos e com foco em eficiência energética.
Tem como saber qual é minha placa-mãe?
Sim. Você pode ver qual é a placa-mãe do PC diretamente no Windows. Basta pressionar “Windows + R“, digitar “msinfo32” e confirmar em “Enter“.
Em “Resumo do sistema“, busque pelos campos “Fabricante da BaseBoard“, “Produto BaseBoard” e “Versão da BaseBoard“. Todas as informações exibidas são referentes à placa-mãe do seu dispositivo.

O que é uma placa-mãe? Conheça os tipos e o funcionamento da motherboard