
A Meta está prestes a iniciar a era das assinaturas no WhatsApp e no Instagram. A expectativa é que tanto o mensageiro quanto a rede social de fotos e vídeos passem a oferecer opções premium aos usuários.
- WhatsApp para iOS agora mostra quantas vezes um post do canal foi compartilhado
- Sem climão: Instagram deixará você sair dos melhores amigos de outra pessoa
A ideia é que esses planos pagos vão além do que é oferecido pelo Meta Verified — como selo de verificação, proteção contra contas falsas e suporte técnico —, disponibilizando recursos exclusivos em diferentes áreas dos aplicativos.
A seguir, o Canaltech responde a algumas perguntas sobre como devem funcionar as assinaturas dos apps da empresa liderada por Mark Zuckerberg, como:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Como vão funcionar as assinaturas para WhatsApp e Instagram?
- Quais serão os diferenciais dos planos pagos?
- Qual será o valor das assinaturas?
- Quando as assinaturas serão liberadas?
Como vão funcionar as assinaturas para WhatsApp e Instagram?
A expectativa é que a Meta faça com que as assinaturas do WhatsApp e do Instagram funcionem como uma forma de oferecer recursos exclusivos aos usuários.
As funcionalidades “premium” devem tornar a experiência nos aplicativos mais personalizada, com ferramentas específicas para cada um.
É importante destacar que, mesmo com os planos pagos, ambos os apps continuarão oferecendo opções gratuitas, que garantem acesso aos recursos básicos das plataformas.

Quais serão os diferenciais dos planos pagos?
Os planos pagos da Meta devem incluir recursos exclusivos específicos para cada aplicativo, com foco em tornar a experiência dos usuários mais personalizável.
Funcionalidades do WhatsApp
No caso do WhatsApp, informações divulgadas pelo site WABetaInfo indicam que a assinatura deve liberar acesso a recursos que vão desde a personalização da plataforma até ferramentas voltadas à produtividade, como:
- Acesso a stickers premium;
- Temas personalizados;
- Possibilidade de fixar mais de três conversas;
- Toques de chat exclusivos;
- Personalização do ícone do app.
O mensageiro também deve ter um plano pago que vai remover anúncios nas abas de Status e Canais. Contudo, essa opção será liberada somente nos países da União Europeia e no Reino Unido.
Funcionalidades do Instagram
Códigos encontrados pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi indicam que o plano pago do Instagram pode permitir que os assinantes criem listas de audiência ilimitadas e visualizem stories no modo oculto.
Outro recurso que pode chegar com a assinatura é a possibilidade de acessar uma lista de seguidores que não seguem o perfil de volta.
Qual será o valor das assinaturas?
Ainda não se sabe ao certo qual será o valor das assinaturas do WhatsApp e do Instagram, nem se cada rede social terá um ou mais planos pagos disponíveis para os usuários. Além disso, há a possibilidade dos preços e os recursos variarem de acordo com o país.
Quando as assinaturas serão liberadas?
Ainda não há uma previsão, já que a Meta sequer anunciou oficialmente os planos pagos. As assinaturas estão em fase inicial de desenvolvimento, e a companhia ainda define quais benefícios farão parte dos pacotes.
Leia também:
- De etiquetas em grupos a modo de “fortaleza”: 4 novidades do WhatsApp em janeiro
- WhatsApp agora mostra contatos buscados recentemente no Android
- Como era a primeira versão do Instagram? Relembre o início do app
VÍDEO: WhatsApp Sendo ESPIONADO Sem Você Saber! 😱
Leia a matéria no Canaltech.

