O que explica a redução de multas por celular ao volante no trânsito brasileiro

Tecnologia

O número de motoristas flagrados utilizando o celular enquanto dirigem apresentou queda significativa nos últimos anos. Segundo informações de um levantamento realizado pelo portal Uol, entre 2022 e 2025 houve redução de quase 30% nas autuações por uso de celular ao volante. 

Em 2022, foram mais de 150 mil multas registradas pelo uso de smartphones durante a condução; em 2025, o total caiu para 107.111, o que sinaliza uma redução de praticamente 30% na ocorrência dessas infrações. 

Mesmo assim, os números são altos, e o que chama a atenção é que o uso do celular por parte dos brasileiros continua a todo vapor — uma pesquisa divulgada em 2023 mostrou que a população brasileira é que a mais usa os dispositivos, perdendo somente para a África do Sul. Por isso, a explicação para a queda nas multas registradas pode ser simples: a tecnologia nos carros. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Multimídia nos carros

Para especialistas em trânsito, os condutores não parecem ter deixado de usar o celular; na verdade, podem estar simplesmente usando mais o Android Auto, Apple CarPlay e outras centrais multimídia em seus carros — em outras palavras, um dos principais fatores que explicam essa redução pode envolver a popularização dos recursos multimídia nos veículos. 

Recursos como o Apple CarPlay podem ajudar a explicar a diminuição das multas por celular ao volante (Divulgação/Ford)

Esses sistemas vêm ficando mais presentes até em carros de entrada e têm funcionalidades variadas, como o envio de mensagens por comando de voz e o acesso a aplicativos de navegação — tudo isso sem a necessidade de pegar o celular. “É uma alternativa eficaz contra os flagrantes de câmeras que capturam os movimentos dos condutores”, observou Luiz Fonseca, especialista em Trânsito e Direção Segura. 

Leia também:

Vídeo: CARREGADOR ULTRA RÁPIDO BYD | SALÃO DO AUTOMÓVEL XANGAI 

Leia a matéria no Canaltech.