O que fazer para economizar energia elétrica no calor? Veja 5 dicas

Tecnologia

Quando as temperaturas sobem, é comum vermos as contas de luz acompanharem essa tendência. Isso acontece porque, em muitas cidades brasileiras, o ar-condicionado e outros aparelhos de refrigeração passam a ser usados por mais horas. Mas o que fazer para economizar enegia elétrica no calor?

Como explica o engenheiro eletricista e professor da PUCPR, Janio Denis Gabriel, no verão “o consumo de energia deve aumentar pelo uso frequente de, principalmente, aparelhos de ar-condicionado para refrescar o calorão”. Com base nisso, separamos cinco dicas para economizar energia no calor.

Confira as dicas resumidas antes de entrarmos em detalhes:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Feche portas e janelas ao usar o ar-condicionado
  2. Mantenha a manutenção e a limpeza do ar-condicionado em dia
  3. Reduza o calor externo que entra na casa
  4. Troque o ar quente antes de ligar o ar-condicionado
  5. Sem ar-condicionado? Use ventilador com gelo

1. Feche portas e janelas ao usar o ar-condicionado

Um dos erros mais comuns no calor é ligar o ar-condicionado com o ambiente totalmente aberto. O professor alerta para não utilizar o ar-condicionado com portas e janelas abertas, porque “reduz a eficiência da climatização do ambiente”. Segundo ele, isso faz o aparelho trabalhar em dobro ao tentar compensar o calor que entra constantemente.

Além do gasto maior, usar o aparelho assim também reduz sua vida útil. Como reforça Janio, quando portas e janelas estão abertas, “o aparelho de ar-condicionado trabalha em dobro e, inclusive, pode prejudicar sua vida útil”. Fechar bem o ambiente é, portanto, uma das medidas mais simples e eficientes para economizar energia mesmo com o ar-condicionado.

2. Mantenha a manutenção e a limpeza do ar-condicionado em dia

O professor destaca que a limpeza das unidades interna e externa aumenta significativamente a eficiência do equipamento. Como ele afirma, a limpeza da unidade evaporadora e a limpeza da unidade condensadora ajudam a aumentar a eficiência do equipamento, ou seja, climatiza mais o ambiente e gasta menos energia.

Manter a manutenção do ar-condicionado em dia pode ajudar a economizar energia elétrica no calor (Imagem: Freepik)

Além da limpeza, vale escolher modelos mais econômicos. Gabriel lembra que “a preferência pela utilização de equipamentos do tipo inverter podem garantir uma economia de 10% a 30% de energia”.

3. Reduza o calor externo que entra na casa

O especialista explica que o calor externo pesa no consumo porque aumenta o trabalho do ar-condicionado. Ele observa que nosso modelo de construção comum “não ajudam muito a preservar o ambiente climatizado e ainda colaboram para conduzir o calor para dentro do ambiente”.

Entre as soluções sugeridas estão pinturas claras na fachada, mantas térmicas, revestimentos isolantes e películas nas janelas. Afinal, como ele diz, “a cor branca reflete grande parte da energia da luz solar”. Qualquer ação que diminua o aquecimento das paredes e janelas reduz o esforço do ar-condicionado.

4. Troque o ar quente antes de ligar o ar-condicionado

Ao chegar em casa e encontrar o ambiente muito quente, o professor recomenda: “abra algumas janelas para que ocorra a troca da massa de ar quente, removendo boa parte do calor ambiente.” Essa simples ação faz com que o ar-condicionado precise trabalhar menos depois.

Ele relembra que esse passo gera economia significativa: “nessa troca do ar quente você economiza muito trabalho do equipamento”.

5. Sem ar-condicionado? Use ventilador com gelo

Quem não tem ar-condicionado também pode aliviar o calor sem gastar muito. O especialista sugere truques simples, como “uma bacia com água e muito gelo, ou até uma garrafa pet com água congelada, posicionado a frente do ventilador”.

Outra dica envolve manter o ar úmido é importante, e que há ventiladores com umidificador no mercado, criando “uma massa de ar fresca e úmida para aliviar o calor”.

As dicas mostram que a eficácia em economizar energia elétrica no calor está nas pequenas escolhas do cotidiano.

Leia também:

VÍDEO | Ar-condicionado PORTÁTIL é BOM?

Leia a matéria no Canaltech.