A Apple anunciou a nova linha iPhone 17 Pro nesta terça-feira (09), e finalmente acabou com o mistério sobre a mudança de design dos aparelhos. Será que o visual agradou? E os novos recursos? Será que apresentam uma evolução em comparação ao iPhone 16 Pro? Veja a seguir.
- O que mudou do iPhone 16 para o 17: tela mais veloz, câmeras melhores e mais
- iPhone 17, AirPods e mais: 7 coisas que a Apple lançou nesta terça-feira (9)
- Apple lança iPhone Air: o celular mais fino da marca com apenas 5,6 mm
Ao contrário do era muito comentado nos rumores, as mudanças foram muito além da parte estética.
Design e tela: mudanças agressivas
O iPhone 16 Pro mantinha o tradicional módulo de câmeras quadrado, o famoso “cooktop”, com acabamento em titânio e cores mais sóbrias.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Já o iPhone 17 Pro trouxe mudanças radicais com suas câmeras organizadas em uma barra horizontal que cruza a traseira do aparelho. Isso faz dá mais estabilidade e faz com que o celular balance menos quando está apoiado em uma mesa.
As cores também seguem a linha mais vibrante, com destaque para o chamativo “laranja cósmico”.

Durabilidade e brilho
A tela agora conta com o Ceramic Shield 2, que entrega uma proteção três vezes melhor contra riscos. A parte traseira do aparelho conta com Ceramic Shield, aumentando a sua resistência em quatro vezes em relação ao iPhone 16, para tranquilidade de usuários desajeitados.
A tela também ficou mais brilhante, atingindo picos de 3000 nits, o que faz diferença na hora de enxergar a tela em baixo do sol forte.
Gelado e com alto desempenho
O iPhone 16 Pro é equipado com o chip A18 Pro, um processador extremamente rápido, mas que podia aquecer em tarefas muito pesadas.
Enquanto isso, o iPhone 17 Pro apresenta o novo chip A19 Pro, mas a grande estrela é um sistema de resfriamento com câmara de vapor interna.
Esse novo sistema permite que o celular rode jogos pesados, aplicativos de edição de vídeo e outros programas exigentes sem esquentar como uma Air Fryer.
Para dar espaço a uma bateria maior, os novos modelos são vendidos exclusivamente com tecnologia eSIM. A mudança liberou espaço que trouxe duas horas extras de reprodução de vídeos, podendo chegar a 39 horas de autonomia.

Câmeras profissionais
O iPhone 16 Pro trazia um sistema de câmeras ótimo, com um zoom óptico de 5x no modelo Pro Max.
No entanto, o iPhone 17 Pro teve um upgrade foi geral. Agora, com três sensores traseiros (principal, ultra-wide e teleobjetiva) têm 48MP.
A nova lente teleobjetiva tem um zoom de qualidade óptica de 8x, e seu sensor é 56% maior, que promete mais luz, mais nitidez e mais detalhes nas fotos.
A Apple também destacou o uso de IA no processamento de imagens para preservar detalhes e reduzir ruídos. Além disso, o zoom híbrido chega a 40x.
O aparelho agora tem suporte para ProRes RAW, que dá muito mais flexibilidade na hora de editar as cores e a luz dos vídeos. Já a função Genlock, sincroniza com precisão as imagens quando se usa várias câmeras ao mesmo tempo.
A câmera frontal foi redesenhada e usa tecnologia Center Stage, que enquadra os rostos de forma inteligente durante selfies em grupo ou chamadas de vídeo, para garantir que todos apareçam na foto.
Após um longo período de atualizações tímidas, a Apple resolveu jogar pesado e promover grandes atualizações de design em desempenho em sua nova linha de iPhones.
Leia mais no Canaltech
- Novo iPhone mais caro da Apple vai custar R$ 18,5 mil no Brasil; veja os preços
- Apple Watch Ultra 3 chega com conexão com satélite e bateria de 42 horas
- iOS 26 será liberado na próxima segunda (15) ao iPhone; veja o que esperar
- Apple lança iPhone Air: o celular mais fino da marca com apenas 5,6 mm
- Linha iPhone 17 Pro chega com visual renovado e performance “gelada”
- Apple Watch SE 3 é anunciado com 5G e tela Always On; conheça
Por que é TÃO difícil SAIR dos ecossistemas da Apple e do Google?
Leia a matéria no Canaltech.