O que são plataformas de jogos? Conheça as principais lojas de videogames

Tecnologia

Plataformas de jogos ou gaming platforms são ambientes digitais usados para a distribuição e gestão de games. Em outras palavras, trata-se de um hub que reúne catálogos de jogos à venda, biblioteca de títulos adquiridos, conexões, e serviços online.

Em uma analogia, as plataformas de games funcionam como as plataformas de streaming, e os jogos atuam como filmes e séries do catálogo. A diferença é que os games precisam ser adquiridos individualmente ou resgatados por meio de assinaturas ou disponibilizações gratuitas.

Steam, Epic Games Store e GOG figuram como as plataformas de jogos mais populares para computadores. Já consoles de videogames contam com suas próprias gaming platforms, como PlayStation Network para PlayStation e eShop para consoles Nintendo.

A seguir, entenda o que são e para que servem as plataformas de jogos, e confira os principais ecossistemas de games online do mercado.

O que são plataformas de jogos?

Plataformas de games ou gaming platforms são ambientes digitais para distribuição de jogos, que reúnem catálogos de games para compra, biblioteca de jogos adquiridos, serviços online, fóruns de discussões, entre outros recursos voltados para a comunidade gamer.

Em alguns casos, o termo “plataformas de jogos” pode ser confundido com “plataformas”, que refere-se aos dispositivos (como PC, PlayStation, Xbox, entre outros) usados para jogar. Por conta disso, as plataformas de jogos também são chamadas de “loja de jogos online” ou “biblioteca de jogos”, para evitar confusões.

Para que servem as plataformas de games?

As plataformas de games funcionam como um ecossistema digital de jogos, atuando como um hub de entretenimento para facilitar a compra, inicialização e gestão de jogos e recursos online.

Dentre as principais funções dos ecossistemas de jogos, estão:

  • Compras de games e conteúdos: as plataformas de jogos online fornecem o catálogo de títulos e conteúdos extras (DLCs) para que você adquira uma cópia digital.
  • Inicialização da sessões de jogos: você pode abrir seus jogos diretamente das gaming platforms; há casos em que as plataformas de jogos serão abertas automaticamente, mesmo se você abrir os títulos por atalhos.
  • Instalação e atualização de jogos: a instalação dos jogos é feita diretamente das plataformas de jogos online; por padrão, as plataformas de games atualizam os títulos automaticamente quando são abertas.
  • Organização de jogos adquiridos: os ecossistemas de jogos digitais guardam todos os jogos e conteúdos extras adquiridos, e oferecem filtros para que você encontre os games facilmente na biblioteca.
  • Acesso a serviços online de games: plataformas de games também dão acesso a serviços, como assinaturas e jogos via nuvem (cloud gaming).
  • Sincronização dos saves em nuvem: os ambientes digitais tratam de salvar seus jogos em nuvem, bem como guardar possíveis conquistas desbloqueadas durante as jogatinas.
  • Conexão com outros jogadores: as plataformas também permitem adicionar e conversar com outros jogadores, além de dar acesso a fóruns de discussão.

Preciso baixar uma plataforma de games para jogar?

Sim, na maioria dos casos. Nos dias atuais, os jogos são distribuídos nas plataformas de games. Isso significa que você precisará baixar a plataforma correspondente e criar uma conta para poder comprar, instalar e jogar o game.

E mesmo se você utilizar mídias físicas (CDs ou cartuchos, por exemplo), os jogos podem se conectar à plataforma de jogos para validações e sincronizações de sessão, acesso a recursos online, e atualizações de patches.

Quais são as principais plataformas de games?

Existem diversas plataformas de games disponíveis no mercado, com seus respectivos catálogos de jogos. Abaixo, seguem os principais ecossistemas de jogos utilizados pelo público gamer.

Steam

Steam é uma das plataformas de games mais populares da atualidade, disponível para PC e Steam Deck. Criada e administrada pela Valve, a plataforma Steam possui um catálogo com aproximadamente 30 mil jogos, permite conexões com outros jogadores, e oferece opções de transmissão online diretamente pelo ecossistema.

Epic Games Store

Epic Games Store é a plataforma de jogos da Epic Games voltada para PCs, e tida como a principal concorrente da Steam. Além da distribuição de jogos e apoio a desenvolvedores para a publicação de jogos, a plataforma se destaca com a oferta de jogos gratuitos para resgate a cada semana.

PlayStation Network (PSN)

PlayStation Network é a gaming platform para donos de consoles PlayStation. O ecossistema dá acesso diversos a serviços como PS Store (para adquirir e gerenciar jogos) e PS Plus (para jogar online e acessar catálogos exclusivos).

Xbox

A plataforma Xbox consiste em um ecossistema de jogos digitais disponível para consoles Xbox, computadores e celulares. Além da ampla compatibilidade, a plataforma se destaca pelo serviço de assinatura com catálogos exclusivos (Xbox Game Pass) e pelo serviço de jogos que rodam via nuvem (xCloud).

Nintendo eShop

Nintendo eShop é a loja de jogos e DLCs do ecossistema Nintendo. Além da oferta de games, a plataforma também permite atualizações de títulos, gerenciamento dos jogos e acesso ao Nintendo Switch Online para jogatinas online.

Google Play Games

Google Play Games é uma plataforma de jogos disponível para dispositivos móveis Android e PC. O ecossistema é baseado na sua Conta Google usada no Google Play Store, oferece catálogo de games, além de jogos que podem rodar sem a necessidade de download ou instalação.

GOG

Good Old Games (popularmente chamada de GOG) é uma plataforma de games para computadores. O ambiente digital não é tão popular quanto Steam ou Epic Games, mas traz um catálogo de jogos clássicos até os mais recentes.

Como funcionam as plataformas de jogos

As plataformas de jogos online funcionam como hubs personalizados para cada jogador. Para iniciar a sessão, é preciso criar uma conta (gratuita) na plataforma: a criação de um perfil validará o acesso no ecossistema, e permitirá vinculações de jogos adquiridos, serviços assinados, conquistas desbloqueadas e salvamentos.

Depois que você fizer login com sua conta, terá acesso aos catálogos de jogos e conteúdos extras à venda. Todos os conteúdos serão disponibilizados em sua biblioteca de games, cuja seção permitirá a instalação e inicialização dos jogos.

As plataformas de jogos para PC não precisam de nenhum pacote de serviços para jogar online: depois de adquirir e instalar o game, basta inicializá-lo. Contudo, as plataformas de consoles exigem assinaturas pagas (como PlayStation Plus, Xbox Game Pass ou Nintendo Switch Online) para jogatinas online.

É possível comprar ou resgatar conteúdos, acessar a biblioteca de jogos, inicializar games, adicionar amizades, entrar em tópicos de discussão diretamente pelas plataformas. Mas recursos como jogos via nuvem e catálogos rotativos exclusivos só ficam disponíveis mediante assinatura paga.

Vale destacar que você poderá acessar sua conta e catálogo de jogos por qualquer navegador. Porém, só será possível jogar pelo app nos dispositivos correspondentes (exemplo: jogar via Steam pelo PC ou Steam Deck; jogar via PSN em um PlayStation, jogar via Xbox em um Xbox ou PC; e assim por diante).

Quais são os tipos de plataformas de jogos?

As plataformas para jogos podem ser classificadas de acordo com o dispositivo usado para as jogatinas, já que não existe uma tipificação oficial. Nesse contexto, é possível dizer existem os seguintes tipos de gaming platforms:

  • Plataformas de jogos para PC: plataformas voltadas para notebooks, PCs ou PCs gamer, a exemplo de Steam, Epic Games Store e GOG.
  • Plataformas de jogos para console: plataformas específicas de consoles de videogame, como PlayStation Now e Nintendo eShop.
  • Plataformas de jogos híbridas: plataformas para jogar disponíveis em diferentes dispositivos (PC, console e smartphone), como o hub Xbox.

Além desse tipo de classificação, também é possível enquadrar as plataformas de jogos com base em como elas rodam os games: a maioria delas exige instalação do título no dispositivo, mas existem plataformas como a GeForce Now que rodam os games diretamente da nuvem ao simular uma máquina virtual com hardware gamer.

Posso usar mais de uma plataforma de games?

Sim. Como existem diferentes plataformas de games com catálogos de jogos distintos, há casos em que você só vai conseguir comprar e jogar títulos em plataformas específicas (como o que acontece com serviços de streaming). Logo, você não só pode, como talvez precise ter contas em diferentes serviços.

Mas é importante destacar que as plataformas de games são independentes e geridas por diferentes empresas: você pode usar quantas plataformas quiser, mas terá de criar uma conta para cada serviço.

Qual é a diferença entre plataforma de jogos e jogos de plataforma?

Plataformas de jogos são hubs que reúnem lojas e bibliotecas de jogos, além de serviços para games online. Atualmente, as plataformas de jogos funcionam como vitrines para que as desenvolvedoras e publicadoras de jogos disponibilizem seus conteúdos para o público.

Já jogos de plataforma consistem em um gênero de videogames que mescla ação com aventura. O gênero envolve jogos em que o player precisa saltar entre plataformas, desviar de obstáculos e abater inimigos. Super Mario Bros, Donkey Kong e Hollow Knight são exemplos de jogos de plataforma.

O que são plataformas de jogos? Conheça as principais lojas de videogames