10 jogos que definiram o Nintendo DS

Tecnologia

O Nintendo DS não é um dos videogames mais populares da indústria gaming à toa. Quando a Big N tirou “do bolso” um portátil com duas telas, conexão Wi-Fi e tecnologia touchscreen, eles sabiam muito bem que tinham um colosso em suas mãos.

O “pequeno gigante” foi parceiro de mais de 154 milhões de jogadores e levou diversão com seus inúmeros jogos — isso sem mencionar a existência do famigerado cartucho R4, que é história para outro dia. O que todos concordam é que ele aproveitou e foi aproveitado de muitas formas. 

E é isto que o Canaltech celebra nesta lista, os 10 jogos que definiram e trouxeram o que há de melhor no Nintendo DS. Com duas telas, o dobro de aventuras e formas de se divertir surgiu, então se prepare para ver o que havia de mais inovador que o console portátil teve a oferecer.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Nintendogs

Todo videogame possui uma tech demo e com o Nintendo DS não foi diferente. Nintendogs (2005) apresentava, de uma forma extremamente carismática e com muita maestria, diversos recursos do videogame de duas telas. 

Para cuidar dos filhotinhos de cachorro, você usava a tela de toque e o microfone. O que muitos não esperavam é que a combinação das tecnologias com um Tamagotchi muito mais fofo fizesse tanto sucesso e cativasse tanto a audiência — que sente falta da série até os dias atuais.

Imagem do Nintendogs
Nintendogs fazia uso de todas as funções do Nintendo DS (Imagem: Reprodução/Nintendo)

9. Hotel Dusk: Room 215

Quando falamos em videogames, sempre se foi pensado para os eventos serem transmitidos com a tela na horizontal. Porém, Hotel Dusk: Room 215 (2007) apresenta suas investigações e trama com o Nintendo DS em modo vertical.

Você compreendia e solucionava o mistério como se estivesse lendo um livro, com uma página sendo mostrada em uma das telas enquanto os personagens eram vistos na outra. Era uma experiência única e mostrava o potencial do videogame portátil para ideias inovadoras.

Imagem de Hotel Dusk
Hotel Dusk: Room 215 era jogado com o Nintendo DS na vertical (Imagem: Reprodução/Cing)

8. Animal Crossing: Wild World

Se você é feliz ao visitar a ilha de seu amigo em Animal Crossing: New Horizons, deve isso ao que os desenvolvedores de Animal Crossing: Wild World (2005) fizeram em seu lançamento para o Nintendo DS.

Este foi o primeiro game da franquia a ter funções online, com os jogadores visitando e auxiliando a cidade de seus amigos. O restante você está cansado de saber, é formado por animais carismáticos e uma personalização acima dos padrões — o que se encaixou muito bem à proposta do console.

Imagem de Animal Crossing: Wild World
Animal Crossing: Wild World andou para New Horizons correr (Imagem: Divulgação/Nintendo)

7. Phoenix Wright: Ace Attorney

Se você tem alguma objeção à presença de Phoenix Wright: Ace Attorney (2005) na lista de jogos que definiram o Nintendo DS, guarde para você. Na verdade, ele é um port de um jogo para GBA que não apenas teve uma sobrevida no novo videogame portátil: ele foi renovado e ganhou o mundo.

Aclamadíssima, a experiência acompanhava o advogado e sua assistente nas mais diversas investigações para limpar o nome de seus clientes. O point-and-click nunca foi tão real quanto neste título, já que o touchscreen trazia uma abordagem ainda mais imersiva ao gênero.

Imagem de Phoenix Wright: Ace Attorney
Quem nunca gritou OBJECTION com Phoenix Wright, jogou errado (Imagem: Divulgação/Capcom)

6. Pokémon HeartGold & Pokémon SoulSilver

Quando falamos em consoles portáteis da Big N, é impossível não citar algum jogo de Pikachu & Cia. Em Pokémon HeartGold & Pokémon SoulSilver (2009) tivemos um remake da 2ª Geração com diversas inovações — levar um monstro para te acompanhar na jornada, conexão Wi-Fi e outras melhorias.

O título foi um sucesso no Nintendo DS não apenas pelo peso da franquia e pela maestria do trabalho da Game Freak na época, mas também pela presença do PokéWalker: um acessório que permitia levar suas criaturas para dar um passeio contigo no mundo real. 

Imagem de Pokémon HeartGold & Pokémon SoulSilver
Os remakes de Pokémon Gold & Silver expandiram ainda mais a mitologia da franquia (Imagem: Divulgação/Nintendo)

5. Elite Beat Agents

Em um mundo em que víamos jogos rítmicos seguirem os padrões de Dance Dance Revolution e Bust-a-Move, Elite Beat Agents (2006) não veio como uma leve brisa e sim como um verdadeiro furacão. Você tinha de usar a tela de toque para acertar o ritmo enquanto ajudava outros em sua aventura.

A proposta era simples, você tinha em mãos três agentes que tinham de ajudar pessoas em situações caóticas e nada agradáveis. Com muito humor, músicas espetaculares e uma sincronia sem precedentes, você acompanhava as histórias até o fim de forma leve e muito competente. 

Imagem de Elite Beat Agents
O trio rítmico que abriu caminho para jogos de música com história (Imagem: Reprodução/Nintendo)

4. Mario Kart DS

O jogo Mario Kart DS (2005) não foi revolucionário apenas para o Nintendo DS, mas para toda a história da Big N: ele foi o primeiro game da companhia a contar com um modo multiplayer online competitivo — algo até então inédito dentro de suas plataformas.

Somado à sua jogabilidade viciante, os padrões foram muito elevados com o lançamento da experiência. Imagine poder disputar apenas com seus amigos e, subitamente, ter a chance de correr contra milhares de pessoas ao redor do planeta? Uma verdadeira revolução.

Imagem de Mario Kart DS
Mario Kart DS foi o primeiro jogo online da Big N (Imagem: Divulgação/Nintendo)

3. The Legend of Zelda: Phantom Hourglass

The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (2007) segue os padrões de Wind Waker e apresenta heróis em um mundo inundado e com um design mais “infantil” em comparação aos dos demais títulos. E, no modo portátil, isso ganhou ainda mais força entre o público.

Os movimentos de Link eram controlados pelo touchscreen, assim como havia dezenas de recursos interessantes que utilizavam o microfone e outras tecnologias presentes no Nintendo DS. Vale lembrar que existe um puzzle que só é resolvido ao se fechar a tela do console, o que era genial. 

Imagem de The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
Toon Link, de Wind Waker, ganhou uma sobrevida no Nintendo DS (Imagem: Reprodução/Nintendo)

2. GTA: Chinatown Wars

Após anos brilhando no PlayStation e no PS2, o Nintendo DS recebeu GTA: Chinatown Wars (2009) e mostrou que também podia trazer uma excelente experiência para os fãs da franquia — com menos apelo gráfico, mas ainda com muita diversão.

Com visão isométrica, similar a dos primeiros títulos da franquia, o jogo trazia um grande mundo aberto e uma história extremamente madura. Isso sem falar nos diversos minigames que exigiam a tela de toque: como arrombar os carros ou montar um rifle, o que pais não chamariam de educativo, mas chamavam bastante a atenção. 

Imagem de GTA: Chinatown Wars
GTA: Chinatown Wars levava a violência e a trama adulta para os portáteis (Imagem: Divulgação/Rockstar)

1. The World Ends With You

Quando falamos em Nintendo DS, não é possível citar suas tecnologias e inovações sem mencionar a Square Enix e The World Ends With You (2007). O sistema de batalha ocorria simultaneamente nas duas telas, o que levava muitos jogadores a um nível superior de frenesi e alucinação. 

E este sistema fazia todo o sentido dentro da experiência, o que elevou os padrões e se somou ao seu estilo e trilha-sonora que foram tão marcantes. Não é apenas um dos jogos de Tetsuya Nomura (pai de Kingdom Hearts) mais memoráveis, mas sim de toda a plataforma.

Imagem de The World Ends With You
Os combates simultâneos em 2 telas eram extremamente dinâmicos no Nintendo DS (Imagem: Reprodução/Square Enix)

A beleza do Nintendo DS

Mencionar apenas 10 jogos que definiram o Nintendo DS é até um crime, quando cabiam muitos mais títulos na sua fita R4, não é? Jump Ultimate Stars (em japonês, claro), Chrono Trigger, Super Mario 64 DS, os títulos da linha Brain Age, Kirby: Canvas Curse e muitos outros merecem uma menção.

O videogame portátil foi o segundo mais vendido de todo o mundo e ficou para trás apenas do PS2. Ou seja, ele fez história e abriu o espaço para conhecer milhares de experiências. Entre as mais marcantes e que definiram o console, temos:

  1. The World Ends With You
  2. GTA: Chinatown Wars
  3. The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
  4. Mario Kart DS
  5. Elite Beat Agents
  6. Pokémon HeartGold & Pokémon SoulSilver
  7. Phoenix Wright: Ace Attorney
  8. Animal Crossing: Wild World
  9. Hotel Dusk: Room 215
  10. Nintendogs

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.