
O famoso modo online de GTA 5 pode se aproximar do gênero MMO em GTA 6, de acordo com o que o desenvolvedor Rich Vogel vem ouvindo falar do jogo megalomaníaco da Rockstar Games. A informação parte de uma entrevista de produtores do gênero MMO ao Wccftech publicada na última quinta-feira (18).
Vogel tem uma lista de experiências bem extensa e já trabalhou em projetos como Ultima Online, Star Wars Galaxies, Star Wars: The Old Republic, Doom (2016), New World, Halo Infinite e Gotham Knights.
Quando perguntado se ainda há público para um grande MMORPG no Ocidente, o desenvolvedor respondeu: “Se o que tenho ouvido sobre os recursos e a jogabilidade do GTA 6 for verdade, ele pode evoluir para um MMORPG, já que muitos de seus recursos planejados são tipicamente encontrados em MMORPGs”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Apesar de Vogel não ter trabalhado na Rockstar e não ter indicado de onde partiu sua informação, não é muito difícil imaginar que a dona de GTA está se preocupando em trazer elementos de MMORPG ao modo online massivo consolidado em GTA 5.

Vale lembrar que, em agosto de 2023, a Rockstar adquiriu a Cfx.re, responsável pela modificação FiveM. O mod introduziu recursos de MMORPG, incluindo servidores dedicados, maior capacidade de players por sessão e um aprofundamento ainda maior na interpretação de papéis, onde os jogadores podem exercer cargos específicos como policial ou paramédico.
Inegavelmente, o FiveM fez um enorme sucesso, trazendo mais jogadores simultâneos do que o próprio GTA 5 Online no Steam em certos momentos, além de bombar em livestreams da Twitch e entre criadores de conteúdo.
Claro que a indicação de Vogel não sugere que GTA 6 Online será um MMORPG como os tradicionais The Elder Scrolls Online ou World of Warcraft, mas é esperado que elementos do gênero sejam ainda mais explorados em GTA 6.
MMORPG ainda tem espaço no Ocidente?
Em sua resposta sobre a viabilidade de um grande MMORPG no Ocidente, Vogel espera que um título de peso do gênero ainda surja. “O problema é que nenhuma editora está disposta a investir o dinheiro e correr o risco neste momento. Meu instinto me diz que o próximo grande MMORPG provavelmente virá da Ásia e/ou Europa”, contou o desenvolvedor.
A Amazon Games foi um dos exemplos mais recentes ao frear a produção de MMORPGs após anunciar o fim de New World e o cancelamento de um MMO de O Senhor dos Anéis.
Leia também no Canaltech:
-
GTA: Vice City pode ser jogado de graça no PC e celular; veja como
- 1º ministro inglês promete investigar demissão de 31 devs de GTA 6 pela Rockstar
- GTA Vice City ganha Path Tracing, fica mais realista e exige PC da NASA
Vídeo: Os jogos vão ficar mais caros, mas tem motivo. Pronto para pagar mais caro em GTA VI e Mario Kart?
Leia a matéria no Canaltech.

