
Executivos da OpenAI afirmam que o ChatGPT não está testando anúncios de outras empresas na plataforma. Segundo a companhia, a integração com outros aplicativos dentro da ferramenta causou confusões, e foi necessário ajustar as sugestões exibidas pelo chatbot.
- ChatGPT com anúncios? Código do app sugere a chegada de propagandas
- Spotify é integrado ao ChatGPT para você criar playlists com prompts de IA
Usuários vinham reclamando que a IA estaria exibindo propagandas de outros aplicativos durante as interações, alimentando a suposição de que a implementação de anúncios estaria em fase de testes.
Nick Turley, chefe do ChatGPT na OpenAI, usou sua conta oficial no X (antigo Twitter) e foi enfático ao afirmar que os rumores sobre a exibição de anúncios não procedem e que nenhum teste desse tipo está em andamento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Estou vendo muita confusão sobre rumores de anúncios no ChatGPT. Não há testes de anúncios em andamento — qualquer captura de tela que você tenha visto é falsa ou não é um anúncio. Se decidirmos seguir com anúncios, adotaremos uma abordagem cuidadosa. As pessoas confiam no ChatGPT, e qualquer coisa que fizermos será pensada para respeitar isso”, escreveu Turley na postagem.
I’m seeing lots of confusion about ads rumors in ChatGPT. There are no live tests for ads – any screenshots you’ve seen are either not real or not ads. If we do pursue ads, we’ll take a thoughtful approach. People trust ChatGPT and anything we do will be designed to respect that.
— Nick Turley (@nickaturley) December 6, 2025
Quem também se posicionou foi Mark Chen, diretor de pesquisa da OpenAI. O executivo respondeu a uma publicação de um usuário que se queixava da exibição do suposto anúncio e pedia a possibilidade de desativar essa opção.
“Concordo que qualquer coisa que pareça propaganda precisa ser tratada com cuidado, e nós falhamos nesse aspecto. Desativamos esse tipo de sugestão enquanto aprimoramos a precisão do modelo. Também estamos buscando controles melhores para que você possa diminuir ou desativar essa função, caso não a considere útil”, escreveu Chen.
I agree that anything that feels like an ad needs to be handled with care, and we fell short.
We’ve turned off this kind of suggestion while we improve the model’s precision. We’re also looking at better controls so you can dial this down or off if you don’t find it helpful.
— Mark Chen (@markchen90) December 5, 2025

Anúncios ou integração de apps?
Apesar da reação negativa dos usuários do ChatGPT diante de notificações relacionadas a aplicativos de outras empresas, essa funcionalidade faz parte da integração de apps à IA da OpenAI.
Anunciado em outubro, o recurso permite que os usuários acessem e controlem aplicativos de terceiros diretamente por um prompt no chatbot. Para utilizá-lo, basta digitar “@” e mencionar o aplicativo em questão, seguido do comando desejado.
Como destacaram os executivos da OpenAI, a sugestão de integração era exibida de uma forma que podia se assemelhar a uma propaganda, o que gerou confusão. Segundo a empresa, melhorias serão implementadas antes que esse tipo de notificação volte a aparecer.
Leia também:
- 3 anos de ChatGPT: relembre como era a primeira versão do chatbot de IA
- Do mais barato ao mais caro: o que muda nos planos do ChatGPT?
- ChatGPT ganha conversas em grupo para coordenar projetos no app
VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)
Leia a matéria no Canaltech.

