
A OpenAI anunciou, nesta segunda-feira (2), o aplicativo Codex. Até então, a ferramenta voltada à rotina de programadores estava disponível diretamente no ChatGPT, sem um espaço totalmente dedicado aos seus recursos.
- O que é ChatGPT Codex? Veja como funciona o agente de IA para programação
- ChatGPT Codex e Claude Code: o que muda entre as IAs para programação?
O app é definido pela companhia como um “centro de comando para programação com agentes”. Esses assistentes de inteligência artificial (IA) têm a capacidade de trabalhar em paralelo em diferentes tarefas e projetos, com o objetivo de automatizar processos e acelerar a entrega de soluções.
Um dos destaques do aplicativo é a criação e o uso das chamadas Skills, que permitem ao Codex ajudar a entender e revisar alterações feitas por desenvolvedores, criar protótipos e organizar a documentação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Programadores que utilizarem o app do agente autônomo em nuvem da OpenAI também poderão delegar tarefas repetitivas ao Codex, automatizando fluxos de trabalho que são executados em segundo plano.
Além da aba de texto, os usuários também podem enviar os comandos por voz no app, assim como pode ser feito no ChatGPT.

Disponibilidade
O aplicativo Codex foi liberado inicialmente apenas para dispositivos macOS, mas a OpenAI informou que a versão para Windows chegará em breve.
A empresa também anunciou que liberou, por tempo limitado e com restrições de uso, o acesso ao Codex para usuários do plano gratuito e para assinantes do plano Go. Até então, a ferramenta estava disponível apenas nos planos Plus, Pro, Edu e Enterprise, que passam a contar com limites de uso dobrados.
Leia também:
- O que é Claude Code? Conheça a ferramenta de IA para desenvolvedores
- Tem como aprender programação do zero apenas com o ChatGPT? Entenda
- Será? 6 linguagens de programação que correm o risco de ficar obsoletas em 2026
VÍDEO: O ‘ChatGPT Atlas‘ chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra “lembrar” do que você gosta
Leia a matéria no Canaltech.

