OpenAI será acionista da AMD em nova parceria para potencializar ChatGPT

Tecnologia

Como se não bastasse uma parceria gigantesca com a NVIDIA, a OpenAI, dona do ChatGPT, está ampliando o investimento em sua IA agora com a AMD. Com o Time Verde, a dona da inteligência artificial mais popular terá 10 gigawatts de potência, já com o Time Vermelho essa parceria visa quase metade, focando em 6 GW. Além disso a OpenAI pode ser dona de até 10% das ações da AMD.

Parte desse acordo, que já foi pincelado antes, envolve a compra de até 160 milhões de ações da AMD, número que vai avançando conforme a infraestrutura de IA toma forma. A primeira leva de ações será adquirida pela OpenAI com a instalação do primeiro gigawatt, previsto para o segundo semestre de 2026, terminando quando os 6 GW estiverem funcionando.

Infraestrutura da OpenAI terá GPUs AMD Instinct MI450

Esse início da infraestrutura planejada será equipada com GPUs AMD Instinct MI450, que estão previstas para serem lançadas na segunda metade de 2026. Essa parceria já havia começado com as atuais gerações, MI300X e MI350X.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

ChatGPT e outras ferramentas da OpenAI usarão as poderosas GPUs AMD Instinct (Imagem: AMD/Divulgação)

“Estamos entusiasmados com a parceria com a OpenAI para fornecer computação de IA em grande escala. Esta parceria reúne o melhor da AMD e da OpenAI para criar uma situação verdadeiramente vantajosa para ambas as partes, permitindo a construção da IA mais ambiciosa do mundo e promovendo todo o ecossistema de IA”, disse Lisa Su, CEO da AMD.

Essa parceria com a AMD, além da outra com a NVIDIA, visa “acelerar o progresso e trazer benefícios da IA avançada para todos mais rapidamente”, segundo Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI.

Números exatos sobre o acordo não foram revelados, mas segundo Jean Hu, CFO da AMD, o trabalho de ambas as empresas pode render “dezenas de bilhões de dólares em receita para a AMD”. Por enquanto, não existe nem rumores sobre uma possível procura pelas GPUs Gaudi da Intel por parte da OpenAI, que beneficiaria o Time Azul nesse momento de crise.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.