OpenAI terá plataforma rival do LinkedIn e vai expandir capacitação em IA

Tecnologia

A OpenAI, em parceria com empresas como Walmart e John Deere, desenvolve uma plataforma de empregos voltada para divulgar candidatos altamente qualificados em inteligência artificial.

Além disso, a empresa planeja capacitar 10 milhões de americanos em ferramentas de IA até 2030. A iniciativa é uma expansão da já existente OpenAI Academy e será usada também para destacar talentos na futura plataforma.

As novidades foram anunciadas pela CEO de aplicativos da OpenAI, Fidji Simo, no blog da companhia. Segundo ela, o objetivo é ampliar a alfabetização em IA diante do avanço da tecnologia e ajudar empresas e profissionais diante das transformações no mercado de trabalho.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Usaremos a IA para ajudar a encontrar a combinação perfeita entre o que as empresas precisam e o que os trabalhadores podem oferecer”, destacou Simo.

Embora não tenha anunciado uma data de lançamento, um porta-voz da OpenAI disse ao TechCrunch que a expectativa é lançar a plataforma de empregos em meados de 2026.

Plataforma da OpenAI poderá competir com o LinkedIn

Apesar de ter como foco conectar empresas a profissionais capacitados em IA, a iniciativa poderá competir diretamente com o LinkedIn, da Microsoft.

Isso porque, mesmo com a parceria de investimentos entre as duas companhias, a entrada da OpenAI nesse mercado — principalmente com o apoio do Walmart, um dos maiores empregadores dos EUA — pode representar um desafio à liderança do LinkedIn. 

Leia mais:

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)

Leia a matéria no Canaltech.