A origem do Superman é uma sequências mais conhecidas da cultura pop. Poucos não reconhecem a história de um bebê que é enviado à Terra de um planeta em chamas, à iminente destruição. Ao longo dos anos, esse acontecimento ganhou mais detalhes, e, agora, no Universo Absolute, tornou-se ainda mais brutal e trágico.
- Crítica: Superman de Gunn é o mais humano de todos — e isso é ótimo
- Superman: 4 HQs que influenciaram o novo filme de James Gunn
Atenção para spoilers de Absolute Superman #10!
Embora os fãs já tenham visto a destruição final de Krypton muitas vezes, e em diversas interpretações, a versão do Universo Absolute ganha alguns “requintes de crueldade” ao revisitar os últimos momentos do planeta com detalhes de como a devastação não estava impactando apenas a raça kryptoniana, mas também a vida selvagem.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Embora Krypton desempenhe um papel relativamente pequeno na história do Superman, histórias revisitaram o que causou a destruição do planeta ao longo dos anos. Uma das explicações mais antigas dizia simplesmente que o planeta morreu de velhice.
Mas, com o passar do tempo, os criadores se aprofundaram na história kryptoniana e criaram histórias que elaboraram a série de eventos que levaram à destruição de Krypton. Em algumas tramas, a radiação de dentro do núcleo do planeta causa a destruição final. Em outras, a mineração excessiva e a exploração de recursos naturais causam a morte prematura.

Não há consistência em como o planeta natal do Superman acabou morrendo. Mas, seja por causa de avisos ignorados ou de uma ameaça externa, o resultado final é sempre o mesmo. O bebê Kal-El é lançado para longe do planeta e enviado à Terra na esperança de que uma pequena centelha de Krypton possa sobreviver.
Como é a morte de Krypton no Universo Absolute?
Em Absolute Superman #10, que chega às bancas gringas nesta semana, um flashback leva os leitores de volta a Krypton. Nas profundezas das Terras Vermelhas, o pai do Superman, Jor-El, procura desesperadamente vários mineiros presos nas cavernas. Ele os encontra e garante que tudo ficará bem. No entanto, Jor-El descobre que eles não estão sozinhos lá embaixo.
Do nada, um dos mineiros é levado por uma tipo de toupeira, uma criatura nativa do subsolo de Krypton, faminta. Jor-El fica extremamente confuso, pois as toupeiras-de-água nunca cavam túneis muito acima do manto e não têm histórico de atacar pessoas. Jor-El e os mineiros se preparam para outro ataque, sabendo que o animal pode voltar a qualquer momento.

Jor-El percebe que as toupeiras não estão perseguindo e matando os kryptonianos por diversão. Algo deu errado em seu habitat natural, e eles estão assustados e famintos. Eles são os primeiros a sentir que seu modo de vida mudou e precisam mudar para sobreviver. Tudo isso deixa o pai de Superman perplexo.
Absolute Superman já mostrou aos leitores como o planeta morreu, mesmo sem esses detalhes. Contudo, explorar a fundo esse momento torna tudo ainda mais dramático e trágico para a versão do herói em uma realidade mais sombria.
Leia mais:
- Superman tem sua origem recontada à perfeição em apenas 4 painéis
- Superman confirma um dos maiores segredos de seu poder mais sombrio
- Como o Superman protege sua identidade de Clark Kent atualmente?
Leia a matéria no Canaltech.