Os 5 maiores dinossauros já encontrados em territórios escavados no Brasil

Tecnologia

A extinção em massa do Cretáceo-Paleógeno (K-Pg), há aproximadamente 66 milhões de anos, decretou o fim dos dinossauros. Até hoje, fósseis desses répteis que habitaram o planeta continuam sendo encontrados — muitos deles escavados no Brasil.

Os vestígios fossilizados de dinossauros encontrados em território brasileiro pertencem, em sua maioria, ao grupo dos titanossauros. Esses animais eram saurópodes herbívoros, de pescoço longo, que viveram principalmente no período Cretáceo.

Confira, a seguir, os cinco maiores titanossauros já encontrados no Brasil.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Uberabatitan ribeiroi

Uberabatitan ribeiroi
Uberabatitan ribeiroi foi encontrado na Formação Serra da Galga, em Minas Gerais (Flickr/Euclides Naves)

O maior dinossauro já encontrado no Brasil é o Uberabatitan ribeiroi, com comprimento estimado entre 26 e 27 metros. Seus fósseis foram encontrados na Formação Serra da Galga, em Peirópolis, distrito de Uberaba (MG).

“É uma espécie especialmente relevante, pois vários indivíduos (incompletos, mas de diferentes tamanhos) foram encontrados na região, o que permite estudos sobre crescimento e estrutura populacional desses dinossauros”, destaca Kamila Bandeira, paleontóloga da UFRJ especialista em dinossauros.

2. Austroposeidon magnificus

Austroposeidon magnificus
Austroposeidon magnificus tem cerca de 25 metros de comprimento (Ilustração/Museu de Ciências da Terra)

Com cerca de 25 metros de comprimento, o Austroposeidon magnificus foi descrito em 2016, e seus fósseis foram encontrados na Formação Presidente Prudente (Bacia Bauru), no interior de São Paulo. Seu esqueleto contribuiu para a construção da árvore filogenética dos titanossauros da América do Sul.

“Um fato curioso: estudos paleohistológicos mostram que o indivíduo conhecido ainda não estava totalmente adulto, o que indica que esse gigante poderia crescer ainda mais”, ressalta Bandeira, que participou das pesquisas sobre esse dinossauro.

3. Arrudatitan maximus

Arrudatitan maximus
Nome Arrudatitan maximus é uma homenagem ao professor que liderou as escavações do dinossauro (Reprodução/Museu de Paleontologia de Monte Alto)

O Arrudatitan maximus foi encontrado no final dos anos 1990 na região de Cândido Rodrigues (SP), e a reconstrução dos ossos indicou que o gigante saurópode media entre 19 e 22 metros de comprimento.

Seu nome é uma homenagem ao professor Antônio Celso de Arruda Campos, que liderou as escavações do dinossauro na década de 1990.

4. Maxakalisaurus topai

Maxakalisaurus topai
Réplica do Maxakalisaurus topai  foi destruída por incêndio do Museu nacional em 2018 (Divulgação/Museu Nacional)

Descoberto em 1998 na região de Prata (MG), o fóssil do Maxakalisaurus topai foi descrito em 2006 pelos paleontólogos, e o dinossauro tinha tamanho estimado entre 13 e 15 metros de comprimento. Seu nome é uma homenagem à etnia Maxakali, que habitava a região onde o fóssil foi encontrado.

Este titanossauro ficou famoso por ter sido o primeiro exemplar montado e exibido em um museu do país — o Museu Nacional. Uma réplica do dinossauro, contudo, foi destruída em razão do incêndio que atingiu o local em 2018.

5. Adamantisaurus mezzalirai

Adamantisaurus mezzalirai
Construção da ferrovia Adamantina–Irapuru revelou fósseis do Adamantisaurus mezzalirai (Ilustração/Museu Virtual de Adamantina)

Os vestígios fossilizados do Adamantisaurus mezzalirai foram encontrados na década de 1950, nas proximidades de Flórida Paulista (SP), durante a construção da ferrovia Adamantina–Irapuru.

Os únicos ossos encontrados desse dinossauro são seis vértebras da cauda. Porém, de acordo com Kamila Bandeira, esse material é suficiente para classificá-lo como um saurópode de médio a grande porte, com cerca de 15 metros de comprimento.

Leia mais: 

VÍDEO | ROBÔ TARTARUGA

Leia a matéria no Canaltech.