Padroeiro da Internet | Canonização do 1º santo millennial é neste domingo (7)

Tecnologia

O papa Leão XIV vai realizar a canonização de Carlo Acutis neste domingo (7), às 5h (horário de Brasília). Conhecido como “padroeiro da internet”, o italiano se tornará o primeiro santo millennial após ser canonizado em missa realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A canonização de Acutis estava inicialmente marcada para o dia 27 de abril, como parte das celebrações jubilares dedicadas aos adolescentes. Mas a morte do papa Francisco, em 21 de abril, levou à alteração da data da cerimônia.

A nova data foi anunciada pelo papa Leão XIV no dia 13 de junho, durante uma reunião do Consistório Ordinário Público, no Vaticano. Esse será o primeiro evento de canonização conduzido pelo pontífice, eleito em maio deste ano.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Celebrações em paróquia no Brasil

A Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis, localizada no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, em São Paulo, está realizando celebrações em torno da canonização do italiano desde o início da semana. Essa foi a primeira igreja dedicada a Acutis.

No dia 2 de setembro, ocorreu a pré-estreia do documentário Carlo Acutis, o Filme. No mesmo dia, foi inaugurada a Exposição Carlo Acutis, que ficará aberta para visitação até 7 de setembro, das 10h às 22h.

Desde sexta-feira (5), também estão sendo celebradas missas solenes, além de uma festa com comidas típicas italianas e apresentações musicais voltadas à Igreja Católica.

No dia 7 de setembro, a cerimônia de canonização será transmitida ao vivo na paróquia, que passará a se chamar São Carlo Acutis em homenagem ao beato.

Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra. Faleceu em 12 de outubro de 2006, em Monza, na Itália — aos 15 anos —, em decorrência de uma leucemia fulminante.

Acutis é lembrado por integrar a espiritualidade cristã ao universo digital. Ele chegou, inclusive, a criar um site para catalogar milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica.

Essa e outras iniciativas fizeram com que o beato ficasse conhecido por usar a tecnologia como ferramenta de evangelização, levando o Vaticano a reconhecer sua trajetória como um modelo de fé adaptado à realidade dos jovens na era da internet.

Carlo Acutis
Corpo de Carlo Acutis exposto no Santuário do Despojamento, na Itália (Reprodução/Wikimedia Cummons)

Milagres atribuídos a Acutis

O primeiro milagre atribuído a Carlo aconteceu em 2013, no Brasil, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande (MS), e levou à sua beatificação.

O menino Matheus Lins Vianna, então com 3 anos, sofria de um distúrbio grave no pâncreas. Após orações intensas e um toque espontâneo em uma relíquia de Carlo durante uma celebração, ele foi curado de maneira considerada inexplicável pela medicina.

O segundo milagre foi o que viabilizou a canonização. Em 2022, a costarriquenha Valeria Valverde sofreu um grave acidente de bicicleta em Florença, na Itália, e ficou em estado crítico. Seis dias após o acidente, sua mãe fez uma peregrinação a Assis, também na Itália, para rezar pela filha no túmulo de Carlo, deixando um bilhete.

No mesmo dia, Valeria começou a apresentar melhoras súbitas e inesperadas, contrariando as previsões médicas. Dois meses depois, ela mesma foi até Assis, caminhando, para agradecer pela cura.

Leia mais:

VÍDEO | COMO FUNCIONA O SISTEMA BINÁRIO?

Leia a matéria no Canaltech.