Pão, tomate e mais : 10 alimentos que perdem qualidade na geladeira

Tecnologia

É comum pessoas guardarem alimentos na geladeira, afinal, o eletrodoméstico tem a função de conservar alimentos, não é mesmo? Contudo, nem todo alimento deve ser colocado em temperaturas frias, e aí, você pode estragar um alimento em vez de conservá-lo. Confira 10 alimentos que não devem ser colocados na geladeira.

Muitos dos itens de feira sofrem com as baixas temperaturas. O resultado é uma perda de qualidade que, muitas vezes, é irreversível.

📱 Confira geladeiras e outros eletrodomésticos no Canaltech Ofertas


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Tomate: gelado e sem graça

Tomates podem perder o gosto na geladeira (Imagem: Bruno/Pixabay)

Se o seu tomate mora na porta da geladeira, é hora de repensar. Pesquisadores descobriram que temperaturas abaixo de 12 °C interrompem a capacidade do tomate de produzir as substâncias que lhe dão aquele gosto característico.

O pior? Mesmo após voltar à temperatura ambiente, o dano é permanente.

  • O problema: fica sem graça e com textura mais esponjosa.
  • Como conservar: deixe em temperatura ambiente, longe do sol, para amadurecer naturalmente.

2. Banana: fria e escura

Bananas não foram feitas para o frio. Por ser uma fruta tropical, a refrigeração acelera a produção de enzimas na casca, que fica completamente preta em pouco tempo, em processo chamado de “injúria pelo frio”.

A polpa por dentro pode continuar boa para consumo, mas a fruta pode sofrer alterações de textura e o visual fica comprometido.

  • O problema: a casca escurece rapidamente.
  • Como conservar: na fruteira, em temperatura ambiente, para amadurecer no ritmo dela.

3. Batata: doce sem querer

Guardar batata na geladeira causa uma transformação química indesejada: o amido se converte em açúcar. Isso deixa a batata com um gosto adocicado e uma textura diferente ao cozinhar, além de não ficar com aquela cor douradinha esperada.

  • O problema: gosto adocicado e textura esbranquiçada ao fritar ou assar.
  • Como conservar: em um lugar fresco, seco e, principalmente, escuro, como uma despensa.

4. Cebola e alho: borrachudos e sem gosto

Mantenha cebolas e batatas separadas na geladeira (imagem: Vivek Sharm/Unsplash)

A cebola possui cascas secas justamente para se proteger da umidade. Na geladeira, a umidade penetra nas camadas, criando o ambiente perfeito para fungos. O resultado é uma cebola mole e com manchas.

O alho segue a mesma regra: no frio, ele perde o sabor marcante, fica borrachudo e começa a brotar mais rápido.

  • O problema: mofam, amolecem e perdem o sabor;
  • Como conservar: em um cesto seco e arejado. A cebola deve ir para a geladeira após cortada, e deve ser usada quanto antes.

Mantenha cebolas e batatas separadas, pois os gases que elas liberam aceleram o apodrecimento uma da outra.

5. Abacate e frutas de caroço

“Come abacate, bem!”, mas antes de seguir o conselho da Vovó Juju de “Irmão do Jorel”, é preciso guardar a fruta corretamente.

Colocar um abacate verde na geladeira é um erro sério. O frio impede a produção de etileno, o gás responsável pelo amadurecimento, e, desta maneira, o fruto não amadurece.

O mesmo vale para pêssegos, ameixas e nectarinas, que ficam com a polpa esfarelada e sem sabor por conta do frio.

  • O problema: interrompe o amadurecimento e degrada a textura.
  • Como conservar: amadurecer fora da geladeira. Depois de maduro, se não for consumir imediatamente, aí sim deve ir para a refrigeração por poucos dias.

6. Pão: o frio que endurece

Pães podem endurecer rapidamente na geladeira (Imagem: Young Shih / Unsplash)

Até mesmo itens industrializados precisam ser armazenados de maneira adequada.

Pode parecer estranho, mas a geladeira acelera o processo que deixa o pão duro, conhecido como retrogradação do amido. O ambiente frio e úmido faz com que o pão envelheça muito mais rápido do que em temperatura ambiente.

  • O problema: fica duro e sem graça em poucos dias.
  • Como conservar: se não for consumir rápido, a melhor opção é fatiar e guardar no freezer.

7. Chocolate: gordura cristalizada

A gordura do chocolate endurece no frio (Imagem: Towfiqu barbhuiya / Unsplash)

Aquela camada branca que às vezes aparece no chocolate guardado na geladeira tem nome: “fat bloom”. As mudanças de temperatura fazem com que a gordura do chocolate se cristalize na superfície. Não faz mal à saúde, mas estraga a textura e a aparência.

  • O problema: aparência esbranquiçada e textura alterada.
  • Como conservar: em um lugar fresco e seco. A geladeira é uma opção em locais extremamente quentes onde ele derreteria de qualquer forma.

8. Alface e verduras folhosas

Ok, aqui é um pouco diferente. Verduras folhosas devem ser armazenadas na geladeira, porém a forma como são guardadas pode fazer total diferença na preservação desses itens delicados.

Verduras folhosas como alface e rúcula devem ficar na gaveta de alta umidade, em um saco ou pote com furos, e com uma folha de papel toalha levemente úmida por baixo para manter o frescor.

9. Salsinha e coentro

Ervas macias como salsinha e coentro devem ser tratadas como um buquê. Apare os talos, coloque em um copo com um pouco de água e cubra com um saquinho plástico com furos.

10. Alecrim e ervas rígidas

Alecrim, tomilho e outras ervas semelhantes devem estar bem secas, para depois serem enroladas em papel toalha seco e guardadas em um pote hermético na gaveta.

Claro que cada pessoa tem seus próprios desafios em casa para armazenar alimentos da melhor forma possível, mas agora você conta com mais informações para guardar e manter alimentos saborosos e nutritivos.

E aí, você guardava algum desses itens na geladeira por engano?

Leia mais no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.