A cada dia que passa, a decisão da Microsoft de aumentar os preços do Xbox Game Pass — com a versão mais completa chegando a R$ 119,99 no Brasil — parece ganhar novos e piores desdobramentos. Desta vez, assinantes notaram a perda de descontos que possuíam em jogos e conteúdos adicionais, principalmente em títulos do serviço, com destaque para Call of Duty.
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Em comunicado ao Kotaku, a Microsoft confirmou a mudança no sistema de descontos. Segundo a companhia, “em vez de um desconto nas compras, os assinantes Ultimate e Premium ganharão 10% e 5% — respectivamente — em pontos ao comprar jogos e complementos selecionados do catálogo do Game Pass”. A empresa também afirmou que os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate ainda terão acesso a um desconto de 20% em jogos selecionados do catálogo.
Ou seja, a alteração no sistema de descontos do Xbox Game Pass decorre de mudanças no Xbox Rewards, o sistema de pontuação da Microsoft. “Além disso, todos os membros do Rewards ganharão pontos ao comprar jogos e complementos na Loja, enquanto os assinantes Premium e Ultimate ganharão ainda mais, 2x e 4x respectivamente”, concluiu a Microsoft.
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Além dos preços altos do Xbox Game Pass, que chegaram a dobrar no Brasil e levaram a um cancelamento em massa — a ponto de derrubar a página do serviço —, o plano Ultimate não inclui um importante recurso no país e nem na Argentina.

Estamos falando das melhorias do Xbox Cloud Gaming, com resolução de 1440p, bitrate aprimorado e menos filas. De acordo com a página de suporte da Microsoft, o upgrade não está disponível em nenhum dos dois países e também não está presente nos consoles Xbox.
A conta da compra da Activision chegou?
Segundo fontes internas do Xbox, em reportagem da jornalista de games Cecilia D’Anastasio, da Bloomberg, o principal motivo para o aumento expressivo dos preços do Xbox Game Pass foi a adição de Call of Duty: Black Ops 6 ao catálogo, o que teria resultado em um rombo de US$ 300 milhões para a companhia.
Outro motivo importante seria a estagnação no crescimento do Xbox Game Pass. Essa desaceleração, que a Microsoft esperava reverter com o lançamento de Call of Duty, não estaria gerando a receita esperada. As fontes ainda afirmaram que a incompatibilidade entre os custos de infraestrutura, desenvolvimento e aquisição de estúdios, e o modelo de negócios por assinatura a preços baixos, tornou o serviço inviável financeiramente a longo prazo.

É possível afirmar que a nova estratégia da Microsoft é tornar o Game Pass mais lucrativo, tentando contornar a “canibalização” das vendas de jogos — apontada como um dos principais problemas do serviço por vários críticos do modelo nos últimos anos.
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