O Brasil ganhou mais um parque entre os reconhecidos como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O anúncio foi feito no domingo (13), durante sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris. O escolhido é o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que fica no estado de Minas Gerais.
- Expedição espera desenterrar navios e tesouros de piratas na histórica Nassau
- Moa Gigante | Colossal Biosciences quer “trazer de volta” espécie extinta de ave
- A Terra vai girar mais rápido nos próximos meses e três dias ficam mais curtos
“O título consagra o Peruaçu como um sítio de valor universal excepcional, pela sua combinação singular de relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística”, celebrou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ao destacar o “esforço cotidiano” das comunidades locais e do instituto na proteção da biodiversidade.
A unidade de conservação foi criada em 1999 em uma área de 56.448 hectares, que compreende os municípios mineiros de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte do estado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Sítios arqueológicos e mais de 200 cavernas
O parque é um paraíso da natureza e conta com mais de 200 cavernas catalogadas, sítios arqueológicos com vestígios humanos de até 12 mil anos, pinturas rupestres e uma biodiversidade que integra espécies típicas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.
“O reconhecimento também abre novas oportunidades para o ecoturismo, a pesquisa científica e a inclusão social das comunidades do entorno, especialmente por meio do fortalecimento da economia local e do turismo de base comunitária”, explicou o ICMBio.0

Peruaçu se une a outros oito sítios
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é o primeiro sítio do Patrimônio Mundial Natural localizado em Minas Gerais. No Brasil, a lista completa aprovada pela Unesco inclui outros oito nomes. Entre eles, alguns são parques nacionais e outros são unidades de conservação, todos de beleza natural excepcional e de interesse da comunidade científica.
- Parque Nacional do Iguaçu (1986)
- Reservas da Mata Atlântica do Sudeste (1999)
- Reservas da Mata Atlântica da Costa da Descoberta (1999)
- Complexo de Conservação da Amazônia Central (2000, 2003)
- Área de Conservação do Pantanal (2000)
- Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas Fernando de Noronha e Atol das Rocas (2001)
- Unidades de Conservação do Cerrado: Parques Nacionais Chapada dos Veadeiros e Emas (2001)
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (2024)
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (2025)
Pode visitar o parque?
Sim! O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local aberto a visitação onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e as suas cavernas tem uma grandeza colossal.
Há diversas opções aos visitantes que chegam a Minas Gerais e em constante adaptação. Para conhecer tudo por lá, é necessário mais de um dia de visita. Escolha o tempo dedicado ao parque de acordo com o seu interesse e também com o seu condicionamento físico.
A boa notícia é que o Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Há também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura.
Vale o aviso de que todas as visitas são com condução profissional (guia) obrigatória.
Saiba mais sobre condutores aqui.

Origem do nome Peruaçu
Segundo a administração do parque, não se sabe ao certo qual é a origem do nome atribuído ao vale, mas conta-se que, na região, era assim que os índios Xacriabás (desde meados do século XVI) o chamavam, tendo o seguinte significado: peru = buraco (vala, fenda); açu = grande.
Dessa forma, as referências podem ter relação com o cânion ou às grandes cavernas formadas na rocha calcária no vale do Peruaçu, onde está o parque.
Leia também:
5 animais na natureza que conseguem contar e entender matemática básica
Como as aves migratórias sabem (se sabem) para onde elas estão indo?
Flagra científico! Vídeo revela cena curiosa com duas orcas “beijando de língua”
VÍDEO: POR QUE ÁGUA MINERAL TEM PRAZO DE VALIDADE? #shorts
Leia a matéria no Canaltech.