PC ou console? “Steam Frame” é o novo e misterioso hardware da Valve

Tecnologia

O Steam Deck foi um sucesso e é inevitável um sucessor no futuro, algo que ainda pode demorar a acontecer. Enquanto isso, a Valve pode estar trabalhando em um console. Rumores anteriores já apontaram para esse caminho e agora registros de marca corroboram ainda mais para a questão, com o nome “Steam Frame” surgindo nos registros oficiais.

Um dos registros é referente ao hardware, mencionando que “o registro da marca comercial destina-se a abranger as categorias de hardware de computador; hardware de rede de computadores; periféricos de computador; hardware e software de computador para reprodução, processamento e streaming de áudio, vídeo, dados, texto e conteúdo multimídia”.

Steam Frame seria um PC com Steam OS?

Já o segundo se trata de console, um local para jogar games, descrevendo o seguinte: “o registro da marca comercial destina-se a abranger as categorias de consoles de jogos de computador para jogos recreativos; consoles de videogame; acessórios de videogame, nomeadamente controladores para videogames”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Sucesso do Steam Deck pode estar impulsionando a Valve a tentar novos caminhos (Imagem: Daniel Trefilio/Canaltech)

Ou seja, o Steam Frame tem hardware para executar tarefas comuns de um PC, como multimídia, streaming e textos, além de rodar jogos. Olhando para essas descrições, parece que estamos falando de um computador convencional e não de um console. E ele realmente pode ser isso, mas provavelmente com um diferencial: rodando o Steam OS otimizado para esse tipo de hardware.

Rumores anteriores diziam que o novo console da Valve seria equipado com GPU RDNA 4 da AMD, mesma arquitetura que equipa as placas de vídeo Radeon RTX 9000. Porém não demorou muito para a Valve negar esse boato. Isso não significa que o Steam Frame não seja um PC/console, mas pode ser que ele realmente não tenha um chip gráfico moderno.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.