Dormir bem é um dos pilares para manter a saúde física e mental, mas para milhões de pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono (AOS), o descanso noturno é constantemente interrompido. Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (13) na ERJ Open Research revela que soprar conchas pode ajudar a reduzir os sintomas.
- Perder apenas uma noite de sono já muda seu sistema imunológico
- Dormiu bem? Mutação genética permite a pessoas viver com apenas 4 horas de sono
A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio caracterizado por pausas na respiração durante o sono. Isso ocorre quando os músculos da garganta relaxam excessivamente, bloqueando parcial ou totalmente as vias respiratórias. Entre os sintomas mais comuns estão ronco alto, engasgos noturnos, sonolência excessiva durante o dia e dificuldade de concentração.
O tratamento tradicional mais usado é a máquina que mantém as vias respiratórias abertas por meio de pressão positiva. Apesar de eficaz, o equipamento pode ser desconfortável para muitos pacientes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A técnica milenar de soprar conchas
Essa é uma prática originária da Índia, que envolve inspirar profundamente e soprar o ar através de uma concha em formato espiral, gerando um som característico e vibrações intensas.
Pesquisadores do Eternal Heart Care Centre and Research Institute, em Jaipur, conduziram um estudo com 30 participantes entre 19 e 65 anos diagnosticados com AOS. Metade do grupo aprendeu a técnica de soprar conchas, enquanto a outra metade praticou apenas exercícios de respiração profunda. Ambos os grupos dedicaram ao menos 15 minutos à prática, cinco dias por semana, durante seis meses.
Após o período de testes, os participantes que sopraram a concha apresentaram resultados notáveis: 34% menos sonolência diurna, melhora nos níveis de oxigênio no sangue durante a noite e redução de quatro a cinco episódios de apneia por hora.
Por que ajuda contra apneia do sono?
De acordo com o Dr. Krishna K Sharma, líder da pesquisa, o esforço para soprar a concha cria resistência ao fluxo de ar e vibrações que fortalecem os músculos da garganta e do palato mole, áreas que tendem a colapsar em pessoas com apneia.
Embora a técnica de soprar conchas não substitua de imediato os tratamentos já consolidados, pode se tornar uma opção complementar ou alternativa para pessoas que não se adaptam ao uso da máquina, ajudando a dormir melhor.
Leia também:
- Sono “reinicia” o cérebro e reduz conexões neurais
- A luz azul atrapalha o sono? Saiba o que diz estudos recentes
VÍDEO | LUZ AZUL atrapalha o SONO?
Leia a matéria no Canaltech.