O aplicativo Sora, da OpenAI, foi lançado no dia 30 de setembro. Ele utiliza o modelo Sora 2 para criar vídeos realistas com inteligência artificial (IA). Porém, a chegada do app, com um feed composto por deepfakes, levou pesquisadores a questionarem se ele se encaixa nos objetivos traçados pela empresa.
- “Momento Sora” é marcado por violações de direitos autorais, deepfake e confusão
- Criador de vídeos da OpenAI está mais realista, gera áudios e tem app próprio
- 5 dicas para você identificar se um vídeo foi gerado por Inteligência Artificial
“A missão da OpenAI é garantir que a inteligência artificial geral (IAG) — ou seja, sistemas altamente autônomos que superam os humanos nas tarefas economicamente mais valiosas — beneficie toda a humanidade”, afirma a empresa de Sam Altman em uma carta que descreve seus princípios.
Fundada em 2015, a companhia também ressalta que, uma vez que a AGI for alcançada com sucesso, a tecnologia deverá impulsionar a economia global e auxiliar na descoberta de novos conhecimentos científicos que “mudam os limites das possibilidades”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nesse sentido, o aplicativo Sora ainda não oferece a especialistas em IA total certeza de que está alinhado com os objetivos declarados pela empresa.
Rohan Pandey, ex-pesquisador da OpenAI, criticou o novo aplicativo e aproveitou o momento para promover uma startup chamada Periodic Labs, voltada à criação de sistemas de IA para descobertas científicas e lançada no mesmo dia do app de vídeos.
“Hoje serão apresentadas duas visões do futuro da humanidade com IA. Se você não quiser construir a máquina de lixo infinita do TikTok com IA, mas quiser desenvolver uma IA que acelere a ciência fundamental, elevando a civilização ao nível Kardashev 1 e além, venha se juntar a nós na Periodic Labs”, escreveu em sua conta no X (antigo Twitter).
today you will be presented 2 visions of humanity’s future with AI
if you don’t want to build the infinite AI tiktok slop machine
but want to develop AI that accelerates fundamental science, raising civilization to Kardashev 1 and beyond
come join us at @periodiclabs https://t.co/bBxVeS1CGb
— Rohan Pandey (@khoomeik) September 30, 2025
Impressões de pesquisadores da OpenAI
John Hallman, pesquisador de pré-treinamento da OpenAI, também usou o X para afirmar que feeds de redes sociais baseados em IA são “assustadores” e que ficou preocupado quando soube do lançamento do Sora 2.
“Dito isso, acho que a equipe fez o melhor trabalho possível para criar uma experiência positiva”, escreveu Hallman. “Faremos o nosso melhor para garantir que a IA ajude e não prejudique a humanidade.”
AI-based feeds are scary. I won’t deny that I felt some concern when I first learned we were releasing Sora 2.
That said, I think the team did the absolute best job they possible could in designing a positive experience. Compared to other platforms, I find myself scrolling way… https://t.co/uLeeVMKncl— John Hallman (@johnohallman) September 30, 2025
Boaz Barak, pesquisador da OpenAI e professor da Universidade de Harvard, respondeu à postagem afirmando que ainda há limites nas avaliações relacionadas ao app, mas que confia que a empresa fará o monitoramento e possíveis adaptações ao Sora.
“Compartilho uma mistura semelhante de preocupação e entusiasmo. O Sora 2 é tecnicamente incrível, mas é prematuro nos parabenizarmos por evitar as armadilhas de outros aplicativos de mídia social e deepfakes”, ressaltou Barak.
I share a similar mix of worry and excitement. Sora 2 is technically amazing but it’s premature to congratulate ourselves on avoiding the pitfalls of other social media apps and deepfakes.
I’m happy with a number of aspects: visible watermarking when exporting, real humans… https://t.co/gPlc1feLP3
— Boaz Barak (@boazbaraktcs) October 1, 2025
Já Will DePue, pesquisador em aprendizado por reforço aplicado a modelos de linguagem na OpenAI e que também contribuiu para o desenvolvimento do Sora, parabenizou a equipe por trás do app e ressaltou a inteligência inovadora do Sora 2.
Contudo, ele também apresentou alguns pontos de preocupação, especialmente em relação às IAs voltadas à produção de vídeos.
“Claro, ainda estou muito preocupado com a forma como os modelos de vídeo acabarão afetando o ecossistema de informação mundial, a política e os regimes, ou a saúde mental das pessoas”, destacou DePue.
Sora 2 is out!
I’m incredibly impressed that despite Sora 1 setting a ridiculous bar — as the largest jump in video capability basically ever — Sora 2 somehow matches up here.
For people that played around a lot with Sora 1, it didn’t feel clear that Sora really ‘understood’… https://t.co/z1Uk7pndPg
— will depue (@willdepue) September 30, 2025
Sam Altman responde a críticas sobre o Sora
Usuários das redes sociais também questionaram Sam Altman sobre o lançamento do Sora e citaram um post em seu blog pessoal (blog.samaltman.com), no qual ele afirma que, talvez com 10 gigawatts de computação, a IA poderia descobrir a cura para o câncer.
Em resposta a uma publicação no X, Altman afirmou que é necessário atrair capital para construir IAs capazes de revolucionar a ciência, mas que também é importante mostrar às pessoas novas tecnologias que possam despertar entusiasmo.
“Eu entendo a vibração aqui, mas… Precisamos principalmente do capital para construir IA que possa fazer ciência e, com certeza, estamos focados em IA com quase todos os nossos esforços de pesquisa”, escreveu o CEO da OpenAI.
i get the vibe here, but…
we do mostly need the capital for build AI that can do science, and for sure we are focused on AGI with almost all of our research effort.
it is also nice to show people cool new tech/products along the way, make them smile, and hopefully make some… https://t.co/bcCUmXsloP
— Sam Altman (@sama) October 1, 2025
Leia mais:
- IAs para gerar vídeos: 5 diferenças entre o Veo 3 e o Sora
- 4 comerciais brasileiros que usaram IA para emocionar na TV ou na internet
-
Novo experimento de IA do YouTube adiciona locutores e DJs virtuais a playlists
VÍDEO | Você já se perguntou como o Raony faz os vídeos da Marisa Maiô?
Leia a matéria no Canaltech.