Pela enésima vez: Microsoft garante que o próximo Xbox é real e feito por eles

Tecnologia

Conforme a geração do Xbox Series vai chegando ao fim, executivos da Microsoft vêm revelando novidades sobre a próxima geração de consoles Xbox. Na última sexta-feira (24), em entrevista à Famitsu, revista de jogos japonesa, Phil Spencer ressaltou mais uma vez que a próxima geração do Xbox será first-party e desenvolvida pela Microsoft.

Boatos de que a dona do Xbox iria terceirizar a nova geração do console para empresas como AMD voltaram a circular recentemente, levando lideranças da marca a se pronunciarem. No lançamento do ROG Xbox Ally, um portátil feito em parceria com a ASUS, Sarah Bond apresentou o famoso Prédio 87, onde o Xbox está sendo desenvolvido.

Já o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, corroborou com o desenvolvimento de hardware próprio do Xbox. À Famitsu, o executivo afirmou: “O hardware que nós, a Microsoft, anunciaremos como first-party será o próximo console”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Spencer foi questionado sobre quando o novo sistema seria lançado, mas afirmou que a data ainda é indefinida. No entanto, podemos esperar que o console saia entre 2027 e 2028, visto que as gerações de consoles têm um ciclo de vida de 7 a 8 anos há um bom tempo.

Próxima geração do Xbox pode chegar em 2027 ou 2028 (Divulgação/Microsoft)

O executivo também sugeriu que o lançamento do ROG Xbox Ally indica “como a plataforma de software do Xbox evoluirá no futuro, conectando todos os dispositivos em um único ponto”. O comentário indica que a Microsoft pode adotar um sistema similar ao do portátil fruto da parceria com a ASUS.

O principal recurso que muitos apostam que chegará ao próximo Xbox será justamente a integração com o Windows, permitindo acessar outras lojas, como GOG, Steam e Epic Games Store, em um só lugar. Na prática seria o que chamam de ‘PC híbrido’, com rumores apontando que será possível atualizar componentes de hardware.

Preço do próximo Xbox preocupa

Se há algo que preocupa a comunidade Xbox é justamente o preço do próximo hardware. Conforme reportagem da Bloomberg, a Microsoft estaria exigindo que a divisão Xbox alcançasse uma margem de lucro de 30%, crescimento maior do que a média registrada por toda a indústria nos últimos anos. A nova meta reflete diretamente na estratégia e política de preços do Xbox, incluindo o próximo hardware.

Em entrevista ao Mashable, a presidente do Xbox, Sarah Bond, revelou que a próxima geração do console Xbox será uma experiência premium e high-end, também indicando que terá recursos do ROG Xbox Ally.

Próximo Xbox será premium e high-end, segundo Sarah Bond (Divulgação/Microsoft)

A afirmação preocupou alguns jogadores, principalmente com relação ao preço do próximo Xbox. As principais fabricantes de hardware sempre venderam seus consoles com prejuízo, compensando com taxas em cima da venda de software em suas respectivas plataformas. É bem provável, no entanto, que o próximo Xbox seja vendido com lucro, principalmente se for integrar outras lojas em seus sistemas.

O ROG Xbox Ally X, PC portátil de ponta da linha, chegou ao mercado por US$ 999, ultrapassando o valor de R$ 14 mil via importação no Brasil.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.