PicPay libera modo para transformar celular em maquininha de cartão

Tecnologia

O PicPay anunciou nesta sexta-feira (19) o lançamento do PicPay Tap, que transforma o smartphone de empreendedores em uma máquina de cartões. A nova funcionalidade utiliza tecnologia NFC (Near Field Communication) para aceitar pagamentos por aproximação diretamente no dispositivo, sem a necessidade de um terminal físico.

A ferramenta é voltada especialmente para o segmento de pequenos e médios negócios, profissionais autônomos e microempreendedores que buscam maior mobilidade e redução de custos operacionais. De acordo com a empresa, o serviço não possui taxa de adesão ou mensalidade.

Como funciona o PicPay Tap?

Para utilizar o recurso, o vendedor precisa de um celular compatível com a tecnologia de aproximação para pagamentos e deve utilizar o aplicativo PicPay Empresas (Android | iOS). 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A solução aceita pagamentos das principais bandeiras do mercado, como Mastercard, Visa e Elo, abrangendo transações de débito e crédito (à vista ou parcelado), além de carteiras digitais.

O PicPay Tap segue normas internacionais de segurança, que estabelecem requisitos para a proteção de dados sensíveis. Além disso, o sistema inclui mecanismos de proteção como teclado dinâmico para senhas e bloqueios contra captura de tela (anti-print) durante a operação.

O prazo para o recebimento dos valores na conta do empresário é de um dia útil.

Funciona para pessoa física ou apenas PJ?

O PicPay Tap está integrado ao PicPay Empresas, e transforma o celular do vendedor em maquininha apenas se utilizar uma conta do tipo.

Mas, para quem atua sem CNPJ, a plataforma possui outras opções de pagamento sem cartão físico, como por exemplo, links de pagamento, que permite vendas esporádicas via cartão de crédito ou Pix.

O que é NFC?

O Near Field Communication – Comunicação de Campo Próximo, em inglês – é uma tecnologia sem fio, de curto alcance, que permite a transferência de informações entre dois dispositivos. 

Atualmente, a maioria dos smartphones – e até smartwatches – possuem NFC. No caso dos iPhones, desde o iPhone 6 todos os dispositivos já vem com a tecnologia. 

E, para usar o NFC, não é necessário conexão à internet.

Veja também:

Ouça o Podcast Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.