Pinball clássico do Windows, Space Cadet chega aos celulares de graça

Tecnologia

O jogo clássico Space Cadet Pinball (também conhecido como 3D Pinball, Pinball 95 e Full Tilt! Pinball) está disponível, de forma gratuita, nos smartphones Android. E não é uma versão diferente da que você conheceu no Windows no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000: é exatamente o mesmo game, sem tirar nem pôr absolutamente nada — o que é muito nostálgico, diga-se de passagem.

O título não possui microtransações, expansões ou propagandas para que a experiência continue intacta. Como ele é feito para os celulares modernos, vale notar que a forma de acionar os botões é através do touchscreen. Além disso, o ranking agora é online e mostra os melhores jogadores do mundo no topo. 

É importante mencionar que, apesar de Space Cadet Pinball ter retornado, isso não ocorreu pelas mãos da Microsoft ou do estúdio Ncommander. O trabalho foi do desenvolvedor Kyle Sylvestre, que recriou tudo o que o público conhecia e amava do jogo de Windows antigamente para o novo formato. Como ele é certificado pela Google Play Store, os usuários podem ficar tranquilos de que não farão o download de vírus e outros malwares no smartphone. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O sucesso de Space Cadet Pinball

Presente na vida das pessoas desde o Windows 95, o jogo Space Cadet Pinball era extremamente popular já que era uma das únicas experiências do gênero dentro do sistema operacional — ao lado de Campo Minado e Paciência. Em uma época na qual a internet não era popular, era ele que fazia a diversão de todos que usavam o PC. 

Imagem de Space Cadet Pinball
Relembre a nostalgia de Space Cadet Pinball (Imagem: Reprodução/Ncommander)

Tanto que, até o lançamento do Windows XP, o público tinha apenas três certezas: teria a icônica barra de tarefas, veria a tela azul da morte em algum momento e que o título estaria disponível no sistema operacional. Pode-se dizer que ele engatinhou para o dinossauro do Google correr hoje em dia — neste caso, literalmente.

Porém, tudo que é bom dura pouco. A partir do Windows Vista, lançado em 2006, Space Cadet desapareceu e nunca mais foi visto nos computadores — o que gerou muita tristeza, mesmo com a presença de games mais modernos para os PCs. E isso se mantém até os dias atuais, com o Windows 10 e o Windows 11 também ignorando o jogo clássico.

Há três anos, a Ncommander revelou a razão pela qual o jogo segue indisponível até os dias atuais. De acordo com os responsáveis pelo estúdio, o switch interno de sistemas AXP para Itanium no Windows Vista causou diversos erros de compatibilidade — o que forçou a sua remoção em prol de um lançamento dinâmico pela Microsoft.

Space Cadet Pinball até retornou posteriormente, na forma de um add-on, mas seguiu “invisível” na tentativa da companhia de se tornar popular com os jogadores mais jovens — que não se interessavam mais pelo formato de gameplay apresentado na experiência. A partir do Windows 7, lançado em 2009, a Microsoft dispensou o jogo e ele segue indisponível até então.

Além dos jogadores poderem experimentá-lo novamente nos smartphones, também é possível baixá-lo de forma gratuita no GitHub. Claro, caso ainda queira ter o game clássico em seu computador e lembrar dos bons e velhos tempos. Talvez “muito velho”, mas ainda assim extremamente divertido.

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.