Placas de trânsito para pedestre: você sabe o significado de cada uma?

Tecnologia

O Brasil conta com cerca de 230 variações de placas de trânsito, que são distribuídas entre avisos para motoristas, ciclistas e pedestres. Mas você sabe o significado de cada uma? 

Bom, colocar todas elas em um só texto é uma missão difícil. Por isso, separamos as principais placas de sinalização para pedestres, que normalmente passam despercebidas e são desconhecidas pela população. 

Separamos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, as 5 principais sinalizações específicas para orientar o pedestre ou alertar o condutor sobre sua presença. Confira:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. R-29 — Proibido trânsito de pedestres

Placa R-29
(Reprodução/Internet)

Essa placa indica que não é permitido circular a pé pelo local sinalizado. É comum em rodovias, viadutos, pontes ou túneis, onde não há calçada nem condições seguras para a passagem de pessoas. 

O desrespeito à regra coloca o pedestre em risco grave de atropelamento. E, sim: pedestres também podem ser multados caso desobedeçam a essa placa, conforme o Art. 254 do CTB. A penalidade é de 50% do valor de uma infração leve (cerca de R$ 44,00). Porém, na prática, essas multas raramente são aplicadas.

4. R-30 — Pedestre, ande pela esquerda

Placa R-30
(Reprodução/iSinaliza)

Usada em vias ou trechos sem calçada, essa placa obriga o pedestre a caminhar pelo lado esquerdo da via, sempre de frente para os veículos. Dessa forma, a pessoa consegue visualizar melhor o tráfego e reduzir os riscos de acidente.

3. R-31 — Pedestre, ande pela direita

Placa R-31
(Reprodução/Internet)

Com a mesma função da R-30, mas direcionando para o lado direito, a placa organiza a circulação de pedestres em locais específicos. A escolha do lado depende da configuração da via, sempre priorizando a segurança de quem está a pé.

2. A-32a — Trânsito de pedestres

Placa A-32a
(Reprodução/Internet)

Apesar de ser uma placa de advertência voltada aos motoristas, informa que, adiante, há circulação frequente de pedestres na pista. Normalmente está posicionada em áreas residenciais, próximas a praças, escolas, hospitais ou centros comerciais.

1. A-32b — Passagem sinalizada de pedestres

Placa A-32b
(Reprodução/Internet)

Talvez a mais conhecida, essa placa indica que há uma faixa de pedestres adiante. O motorista deve reduzir a velocidade e dar prioridade a quem estiver atravessando. Assim como o pedestre deve respeitar e atravessar somente naquela parte da via

O descumprimento dessa regra configura infração grave e resulta em multa ao condutor que não respeitar a prioridade do pedestre.

Leia também:

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China

Leia a matéria no Canaltech.