Plataforma inédita e nova picape: Ford quer mudar jogo dos elétricos

Tecnologia

A Ford anunciou nesta semana uma novidade que promete ser um divisor de águas para a marca: a nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos que, de acordo com os executivos, é um “salto revolucionário em engenharia e manufatura”.

Para estrear a plataforma, a Ford confirmou a chegada de uma nova picape média 100% elétrica. O modelo será montado na Fábrica de Louisville para os mercados dos Estados Unidos e também para exportação, a partir de 2027.

A ideia, segundo Jim Farley, presidente e CEO da Ford, é simplifiar o ecossistema e, assim, torná-lo eficiente e flexível para entregar uma família de veículos elétricos acessíveis e definidos por software.


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O resultado, de acordo com o executivo, será visto tanto na redução do tempo de produção quanto nos custos envolvidos. “Adotamos uma abordagem radical para um desafio muito difícil: criar veículos acessíveis que agradem os clientes em todos os aspectos importantes – design, inovação, flexibilidade, espaço, prazer de dirigir e custo de posse”.

Nova plataforma promete reduzir custos e tempo de produção (Imagem: Divulgação/Ford)

Investimento bilionário e novas baterias

O investimento para revolucionar o segmento dos elétricos, colocar no mercado uma inédita picape elétrica e, de quebra, otimizar a produção, não será barato para a Ford.

A marca revelou, em comunicado oficial, que planeja investir quase US$ 2 bilhões na planta de Louisville para montar a picape elétrica média, aporte que se somará aos já anunciados US$ 3 bilhões que serão injetados no BlueOval Battery Park Michigan, local responsável pela construção das baterias prismáticas de fostato de ferro-lítio (LFP).

Segundo a Ford, essa nova geração de baterias oferecerá menor custo e maior durabilidade para os clientes. “Desde o primeiro dia, sabíamos que não havia atalhos para o sucesso. Demos poder a uma pequena força-tarefa, distante três fusos horários de Detroit. Descartamos o conceito de linha de montagem móvel e projetamos um melhor. E encontramos um caminho para ser a primeira montadora a fabricar baterias LFP prismáticas nos EUA”, explicou Farley.

Sobre a nova picape, a Ford deu poucos detalhes, mas adiantou que ela será “nervosa” ao extremo, inspirada no Modelo T, carro que, no conceito dos executivos, “mudou o mundo”. A promessa é que ela tenha centro de gravidade baixo e uma condução “divertida”, com aceleração de 0 a 100 km/h “tão rápido quanto um Mustang EcoBoost“.

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