Play Store brasileira ganha modo que organiza apps instalados no seu celular

Tecnologia

O recurso Coleções da Google Play Store começou a aparecer no Brasil nesta semana. A ferramenta organiza todos os aplicativos instalados em categorias e ainda recomenda filmes, séries, livros e jogos.

A seguir, entenda:

  • Como o recurso funciona
  • Para que serve?
  • Como ativar as Coleções no Android

Como o recurso funciona

Toda a segmentação é automática, com direito a categorias como notícias, finanças, compras, redes sociais e comunicação. A tela principal ainda mostra os apps mais usados no dia a dia e aqueles que foram instalados recentemente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além disso, ainda é possível adicionar um widget do recurso na tela inicial do celular. A opção traz recomendações de músicas, vídeos e jogos, além de atalhos para abrir a novidade completa.

As Coleções foram lançadasinicialmente nos Estados Unidos no ano passado e aos poucos chegaram a mais países. A página de suporte do Google diz que “as Coleções do Google Play estão disponíveis nos Estados Unidos e em alguns países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Japão e México”.

Coleções servem para organizar apps na Play Store (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

Para que serve?

As Coleções são uma forma de manter a lista de apps organizada, sem a necessidade de criar pastas manualmente para cada caso. O recurso atualiza automaticamente com os novos aplicativos instalados e já separa por categorias.

Além disso, as abas adicionais ainda podem mostrar ofertas promocionais ou sugestões de lançamentos em streaming, funcionando como um hub central. 

Como ativar as Coleções no Android

Siga estes passos:

  1. Toque e mantenha o dedo pressionado sobre o ícone da Play Store;
  2. Selecione “Coleções”;
  3. Aguarde a configuração automática;
  4. Veja a organização de apps;
  5. Caso você prefira, coloque um widget na tela inicial.

O Google informa que o recurso está disponível para modelos com Android 10 ou versão mais recente. Caso você ainda não tenha o novo modo, vale a pena atualizar a Play Store.

Leia também:

VÍDEO: Google perdeu para a Apple na grande atualização do Android 16? Mudará a UI de todos os celulares?

Leia a matéria no Canaltech.