Novas informações sobre o PlayStation 6 e o Xbox Magnus vazaram nesta semana e apontam que veremos ray tracing aprimorado nos novos consoles. Porém, a tecnologia vai continuar comprometendo a experiência por mais algum tempo.
- 8 erros que a Microsoft não pode cometer no Xbox Magnus
- Perdeu a gamescom 2025? Veja os principais jogos anunciados
Em discussão nos fóruns NeoGAF, o insider Kepler L2 afirma que veremos a Matrix Math mais veloz, 2 vezes mais Intersection Testing, Cache LDS/L0 unificado, gerenciamento de stack e Traversal HW dedicado, Coherency Sorting HW e 3 descompressões coordenadas Geometry HW e muito mais.
Vale notar que tanto a Sony quanto a Microsoft já afirmaram trabalhar em parceria com a AMD para a próxima geração de consoles. Ou seja, o leaker pode conter informações essenciais sobre as tecnologias que estarão presentes no PlayStation 6 e no Xbox Magnus.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Apesar de ajudar a aprimorar o ray tracing de uma forma mais ampla na próxima geração de consoles, Kepler L2 afirma que serão feitas concessões de desempenho para que tudo isso funcione bem. De acordo com sua previsão, estamos a 20 anos de distância de ver o RT funcionando em 100% de sua capacidade.

Foco no ray tracing
A Sony já afirmou estar trabalhando de forma próxima à AMD para aprimorar o upscaling e o ray tracing em seus consoles. Já foi prometido melhorias no próprio PS5 Pro, porém é esperado um salto ainda maior no PlayStation 6.
A expectativa é que o PS6 tenha um desempenho de 5 a 10 vezes maior do que o visto no PlayStation 5 padrão; enquanto a performance de rasterização pode subir de 2 a 3 vezes. Desta forma, será mais simples manter a resolução 4K com uma taxa de quadros de 120 FPS no futuro videogame.
Enquanto isso, o Xbox Magnus também teve informações sobre seu desempenho vazadas e a Microsoft reforçou recentemente sua parceria com a AMD. Ou seja, veremos muitas novidades nos próximos anos. No entanto, estima-se que toda esta evolução provoque um acréscimo ainda maior no preço dos novos consoles.
Leia também no Canaltech:
- Acclaim, de Mortal Kombat e Turok, está de volta à indústria gaming
- Hollow Knight Silksong, Silent Hill f e mais; veja lançamentos de setembro
- Xbox Cloud fica mais barato e chega aos planos básicos do Game Pass
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.