
Uma das dúvidas mais comuns de quem compra um Kindle é sobre o carregamento. O e-reader da Amazon é vendido apenas com um cabo na caixa — Micro USB nos modelos mais antigos e USB-C nos mais recentes — mas não inclui o adaptador de tomada.
- Kindle Colorsoft é bom? Testamos o primeiro leitor colorido da Amazon
- Review Kindle Paperwhite 11ª geração | melhorias fazem jus ao preço
Com isso, muita gente fica com receio: será que o carregador potente do celular pode estragar a bateria do Kindle a longo prazo?
Neste texto, tiramos essa dúvida e explicamos quais carregadores podem ser usados com o Kindle.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Kindle controla a energia que recebe
A resposta direta é: sim, você pode usar o carregador do seu celular sem qualquer preocupação. Para sanar essa dúvida, entramos em contato com Danielle Casotti, Head de Dispositivos Amazon no Brasil.
De acordo com a empresa, a “mágica” acontece no próprio Kindle. O aparelho tem um sistema de gerenciamento interno que limita a potência que entra.
Então, não importa se você conecta um carregador de 9W, 25W ou até mais potente. O Kindle vai “puxar” apenas a quantidade de energia que ele precisa, e que seja segura para a sua bateria.
Dessa forma, o risco de sobrecarga ou de dano à vida útil da bateria por conta de um carregador mais forte não existe. A tecnologia do e-reader já prevê essa situação e garante a segurança do componente.

Qual carregador a Amazon recomenda?
Apesar de liberar o uso de qualquer carregador, a Amazon, claro, tem sua recomendação oficial. A empresa sugere o uso do seu carregador de 9W, que é vendido separadamente, junto ao cabo que já vem na caixa do dispositivo.
No entanto, a empresa reforça que a escolha é livre, já que o próprio Kindle garante a segurança do processo.
Questionada se há um limite de potência ou um modelo específico, a Amazon afirma que “não há limite de potência para carregadores que podem ser usados com o Kindle” e que “os clientes podem escolher qualquer carregador”.
Portanto, se você tem um Kindle e estava com receio de usar o carregador do seu celular — mesmo que seja acima de 25W — pode ficar tranquilo.
Vale destacar que, além do carregador de parede, os modelos Signature Edition do Kindle Paperwhite e Colorosoft também contam com carregamento sem fio — mais uma conveniência para os usuários do leitor.
Leia mais no Canaltech:
- Funcionário da Apple chamado “Sam Sung” mudou de nome
- “JBL baiana” lança caixa de som gigante no Brasil
- Quanto vale a pena pagar no iPhone 14 na Black Friday 2025?
Leia a matéria no Canaltech.

