A Alemanha aprovou nova lei que autoriza a polícia a derrubar drones não identificados que violem o espaço aéreo do país. A medida foi aprovada pelo gabinete do governo nesta última quarta-feira (8) e aguarda aprovação parlamentar.
O chanceler Friedrich Merz afirmou em publicação na rede social X que incidentes com drones ameaçam a segurança do país.
A nova legislação fortalece os poderes da polícia federal para detectar e neutralizar esses equipamentos com mais rapidez.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A decisão ocorre após dezenas de voos terem sido desviados ou cancelados no Aeroporto de Munique, o segundo maior da Alemanha, na sexta-feira passada. Na ocasião, mais de 10 mil passageiros ficaram retidos após avistamentos de drones não autorizados.
Alemanha registra aumento de incidentes com drones
A Alemanha registrou 172 interrupções relacionadas a drones no tráfego aéreo entre janeiro e setembro de 2025.
O número representa aumento em relação aos 129 casos do mesmo período de 2024 e aos 121 registros de 2023, segundo dados da Deutsche Flugsicherung.
Merz afirmou que presume a Rússia estar por trás de muitos dos drones que sobrevoaram a Alemanha no último fim de semana.
Contudo, o chanceler ressaltou que nenhum dos equipamentos estava armado e que as operações teriam caráter de reconhecimento.
Polícia poderá usar lasers e sinais de bloqueio contra drones
A nova lei autoriza explicitamente a polícia a derrubar drones que violem o espaço aéreo alemão. A medida inclui abater os equipamentos em casos de ameaça aguda ou dano grave.

Outras técnicas disponíveis para neutralizar drones incluem o uso de lasers ou bloqueio de sinais. Essas alternativas cortam conexões de controle e navegação dos equipamentos.
Uma unidade dedicada ao combate de drones será criada dentro da polícia federal, segundo o ministro do Interior Alexander Dobrindt. Pesquisadores consultarão Israel e Ucrânia, países considerados mais avançados em tecnologia de drones.
A polícia lidará com drones voando em altitudes baixas, próximas ao nível das árvores. Equipamentos mais potentes deverão ser combatidos pelas forças militares, explicou Dobrindt.
Exercícios militares alemães realizados em setembro no porto de Hamburgo demonstraram como um drone militar grande dispara uma rede contra um equipamento menor em pleno voo. A rede envolve as hélices e força o drone ao solo, onde um cão robótico verifica possíveis explosivos.
Ou seja, derrubar drones pode ser inseguro em áreas urbanas densamente povoadas. Além disso, aeroportos não necessariamente possuem sistemas de detecção capazes de reportar avistamentos imediatamente.
Europa intensifica o combate contra drones
Com a nova lei, a Alemanha se junta a países europeus que recentemente concederam poderes às forças de segurança para derrubar drones que violem seus espaços aéreos. A lista inclui Reino Unido, França, Lituânia e Romênia.

A proposta consiste em uma rede de sensores e armas para detectar, rastrear e neutralizar aeronaves não tripuladas invasoras.
O sistema protegeria o flanco oriental da Europa. Drones não autorizados têm interrompido a aviação europeia nas últimas semanas.
Leia mais
- Entregas por drone aceleram no Brasil com aval da ANAC e boom global
- Drone de quase R$ 1 milhão chega ao Brasil; voa a 90 km/h e “enxerga” com LiDAR
- Pega ladrão! Drones vão perseguir quem roubar em lojas físicas
VÍDEO: Um DRONE INVADIU a minha CASA: o que FAZER?
Leia a matéria no Canaltech.