A Volkswagen resolveu mudar tudo em sua linha de carros elétricos para ver se, enfim, consegue engrenar no segmento e fazer frente aos principais rivais, especialmente aos chineses, que vêm dominando o mercado. Para isso, colocou um ponto final na atual “Era ID”.
- Elétrico da Volkswagen pode ter mais potência — mas só se o dono pagar por isso
- Volkswagen Tera: 3 motivos para comprar e 2 para deixar o SUV na loja
Até hoje, os carros elétricos da Volkswagen tinham nomes genéricos, formados pela sigla ID acompanhada de um número (ID.3, ID.4, ID.7). A exceção à regra era a ID.Buzz, também conhecido como Kombi elétrica. Agora, porém, isso vai mudar.
A marca anunciou, em sua conta no LinkedIn, que o compacto elétrico ID.2 chegará em 2026 inaugurando uma nova “Era” para a família não-poluente da Volkswagen. Ele será o primeiro a ter um “nome verdadeiro” no lugar de um número.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O ID.2, que até então era somente um protótipo, nascerá nas linhas de produção como ID.Polo e, assim, se tornará o primeiro carro elétrico da montadora alemã a herdar o nome de um dos maiores hits da marca no segmento a combustão.
50 anos do Polo
A escolha pelo Polo para ser o primeiro carro rebatizado da família elétrica da Volkswagen não foi um mero acaso. A marca quer aproveitar que o hatch completará 50 anos em 2026 para inaugurar sua “nova Era ID”.
Além de ser o primeiro carro elétrico da linha ID a herdar o nome de um carro a combustão da marca, o ID.Polo também será o responsável por inaugurar a “Era GTI” na família. Essas e outras novidades serão detalhadas durante o Salão de Munique, que vai do próximo dia 9 ao dia 14 de setembro.
Baseado na plataforma MEB+, o Polo elétrico deve chegar ao mercado no segundo trimestre de 2026, e a promessa da Volkswagen é que ele seja um modelo acessível, com preço em torno de 25 mil euros (cerca de R$ 150 mil, na conversão).





Além do ID.Polo e do ID.Polo GTI, a Volkswagen estuda lançar outros modelos da família ID com nomes herdados da linha a combustão. A marca alemã trabalha em um SUV compacto, até então tratado como ID.Cross, que seria similar ao T-Cross, um dos mais vendidos do Brasil no segmento.
Leia também:
- Peugeot derruba preços e 2008 Active sai pelo custo do Hyundai HB20
- Renault derruba preços e Kardian sai ao custo do Citröen Basalt
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos
Leia a matéria no Canaltech.