A General Motors anunciou nesta segunda-feira (8) que o Spark EUV, novo SUV elétrico de entrada da marca, vai ser montado nas instalações de PACE, a Planta Automotiva do Ceará, que fica em Horizonte (CE), na antiga fábrica da Troller. A previsão é de que a operação comece até o fim de 2025.
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A decisão pode causar algum estranhamento, mas reforça o investimento de R$ 7 bilhões da GM no Brasil. “Com esse dinheiro modernizamos nossas fábricas e estamos investindo em novas tecnologias. Com esse dinheiro vamos lançar produtos em outros segmentos que não estamos”, comentou Santiago Chamorro, presidente da marca na América do Sul.
Além disso, a escolha se deve, em partes, à reforma tributária executada em 2023, que manteve até 2032 incentivos fiscais para montadoras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Como o Spark é importado da China atualmente, o programa viabiliza sua produção em solo nacional.
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Chevrolet Spark no Brasil
Segundo Chamorro, o esperado é que a montagem do SUV comece “muito em breve”, com a meta de 400 unidades por mês; futuramente, o polo deve produzir 30 mil unidades por ano. O processo deve acontecer no chamado regime SKD, ou seja, o veículo vai ser importado da China parcialmente montado. Depois, a finalização acontece nas instalações em Horizonte.

Com um “empurrãozinho” fiscal combinado aos benefícios do chamado IPI Verde, o novo Chevrolet Spark vai ser disponibilizado por R$ 159.990. O valor o deixa em posição para competir com rivais como o BYD Dolphin, hatch elétrico chinês que pode ser adquirido por cerca de R$ 150 mil. Se tudo correr conforme o planejado pela GM, as vendas da versão nacional devem começar em dezembro.
Como é o Chevrolet Spark EUV
O Spark EUV chega ao Brasil como SUV compacto sem abrir mão do design robusto. O elétrico da GM traz iluminação full LED e rodas de 16”. Entre os itens de série estão seis airbags, regulagem de altura do volante, personalização da sensibilidade dos pedais e mais.
Sob o capô, o carro conta com motor capaz de entregar 101 cv e torque imediato de 18,4 kgf/m. Com bateria de 42 kWh, o Spark consegue autonomia de 258 km por ciclo do Inmetro, mas pode superar 300 km em trajetos urbanos com a ajuda da regeneração de energia.
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