Você já deve ter ouvido falar sobre os vários métodos de adulteração da quilometragem dos carros, que faz com que os veículos pareçam ser mais novos do que realmente são — mas isso no caso dos mais antigos, já que os modelos mais novos têm tecnologias que tornam tais fraudes praticamente impossíveis.
- Nissan derruba preços e vende novo Kicks a preço de Kardian
- Antes de gastar R$ 4 mil numa e-bike, veja essas 5 dicas essenciais
Pode até parecer que estas adulterações seriam mais fáceis com os carros modernos: afinal, como estes veículos têm painéis digitais, bastaria mudar o número exibido na tela para “voltar o hodômetro”. Só que não.
Hoje, a tecnologia é uma das maiores aliadas contra fraudes do tipo. Cientes destas práticas, as montadoras desenvolveram sistemas individuais contra golpes do tipo que, apesar de não impedirem completamente a prática, dificultam sua execução.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Proteção contra “golpe do hodômetro”
Os carros modernos podem ter 150 chips diferentes em seu interior — alguns destes componentes determinam o tanto que o motor acelera, enquanto outros registram a quilometragem. No caso do hodômetro, até é possível mudar o número que aparece no painel, mas a mudança é superficial.

Mesmo que a adulteração seja feita, bastaria que um mecânico conectasse o scanner de diagnóstico no veículo para ver prontamente a quilometragem no “registro original”. Tal registro é um dispositivo de memória não volátil, ou seja, um pequeno computador capaz de armazenar dados mesmo na falta de energia.
É ali que ficam as informações mais importantes do histórico do carro, incluindo a quilometragem. E, para alterar o que está ali, é preciso vencer barreiras bastante complexas — como uma criptografia à qual só as pessoas ligadas à marca têm acesso. Na prática, isso significa que a adulteração de hodômetros em veículos modernos só seria viável ao custo de hackear simultaneamente o carro e o servidor da fabricante!
Leia também:
- Puxadores e maçanetas eletrônicas viram dor de cabeça em carros novos
- Nova moto da Harley-Davidson vai custar menos que e-bike da Porsche
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Leia a matéria no Canaltech.