Você já tentou usar vinagre para dar brilho aos pneus do seu carro? Esta dica inusitada vem circulando nas redes sociais em vídeos que mostram resultados que, à primeira vista, são satisfatórios. Entretanto, é preciso ressaltar: esta prática está longe de ser uma boa ideia, porque o vinagre danifica a borracha dos pneus.
Antes, é importante lembrar que o cuidado com os pneus do carro vai muito além da estética, sendo também um fator fundamental para a segurança do condutor e dos demais passageiros.
É aqui que está o problema em usar o vinagre nos pneus. Alguns influenciadores afirmam que a prática aumenta a durabilidade destes componentes porque aumentaria a proteção contra ressecamento e rachaduras e, para completar, deixar os pneus brilhando. Entretanto, isso não é verdade.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

As fabricantes de pneus não recomendam usar o vinagre com esta finalidade. Em resposta ao contato do Canaltech, a Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, alertou sobre os prejuízos que a prática pode causar para os pneus e a estrutura da borracha.
“Não recomendamos a limpeza dos pneus com nenhum tipo de produto químico e/ou derivados de petróleo. O vinagre contém ácido acetílico e, ao longo dos anos é possível que danifique as propriedades da borracha. Pela propriedade das borrachas, a utilização de qualquer tipo de produto químico pode danificá-las e culminar na perda da garantia”, explicou Rodrigo Falcão, Gerente de produto de pneus de passeio da Goodyear Brasil.
Como deixar os pneus brilhando
Falcão não deixou margem para dúvidas: segundo ele, a forma mais correta de se limpar os pneus é com sabão neutro e água. Para quem quiser apostar mesmo assim em receitas caseiras, existem algumas alternativas que ajudam a manter o visual dos pneus sem comprometer a estrutura deles.
Por exemplo, a glicerina e a groselha são algumas opções populares que conferem mais brilho ao pneu e não prejudicam a borracha. Independentemente da opção escolhida, a recomendação é uma só: consultar sempre as orientações do fabricante, onde estão as soluções que não vão prejudicar a segurança do veículo.
Leia também:
Como escolher o melhor pneu para seu carro? Veja dicas de especialistas
Qual a diferença entre um pneu radial e um diagonal?
Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade
Leia a matéria no Canaltech.