Pouco após lançamento do Claude Opus 4.6, OpenAI lança GPT-5.3-Codex

Tecnologia

A última quinta-feira (5) foi marcada pelo lançamento de novos modelos de inteligência artificial (IA) de duas grandes empresas do setor. Enquanto a Anthropic anunciou o Claude Opus 4.6, a OpenAI lançou o GPT-5.3-Codex.

O novo modelo da família Claude chega com novidades em diferentes áreas. Uma delas é o aprimoramento de suas capacidades de codificação em relação ao Opus 4.5, já que opera de maneira mais confiável em bases de código maiores e possui melhores recursos de revisão para detectar erros.

Outro grande avanço é a ampliação da janela de contexto, que agora conta com suporte para 1 milhão de tokens na versão beta. Isso permite que o modelo recupere informações relevantes em documentos com grande volume de dados.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Anthropic também afirma que o Opus 4.6 pode aplicar suas habilidades otimizadas em uma ampla gama de tarefas do dia a dia, como análises financeiras, pesquisas e criação de documentos, planilhas e apresentações.

“No ambiente de coworking, onde Claude pode realizar multitarefas de forma autônoma, o Opus 4.6 pode colocar todas essas habilidades a seu serviço”, destacou a companhia.

Equipe de agentes e Claude no PowerPoint

Um dos destaques trazidos com o anúncio do Opus 4.6 é a implementação do recurso chamado agent teams. Trata-se da possibilidade de criar uma equipe de agentes que trabalham em conjunto nas tarefas, especialmente em pesquisas e identificação e correção de falhas em códigos.

A integração do pensamento adaptativo é outra novidade do modelo. Essa funcionalidade permite que o Opus 4.6 avalie a complexidade de cada solicitação para decidir quanto do seu raciocínio expandido deve ser utilizado para gerar o resultado.

O novo modelo de IA da Anthropic também passa a contar com integração ao PowerPoint, permitindo que usuários criem slides e façam edições diretamente no aplicativo da Microsoft. Essa funcionalidade está disponível para clientes dos planos Max, Team e Enterprise.

O Claude Opus 4.6 já está disponível no Claude, mas só pode ser selecionado no catálogo de modelos da ferramenta por assinantes dos planos Pro e Max.

Claude Opus 4.6
Claude Opus 4.6 ganha integração com o PowerPoint (Imagem: Divulgação/Anthropic)

OpenAI apresenta o GPT-5.3-Codex

Pouco tempo após a Anthropic anunciar seu novo modelo, foi a vez da OpenAI apresentar o GPT-5.3-Codex, voltado a tarefas de criação, edição e revisão de código. A empresa de Sam Altman ressalta que o modelo aprimora o desempenho de codificação do GPT-5.2-Codex, sendo 25% mais rápido na execução de tarefas.

O 5.3-Codex também incorpora e amplia as capacidades de raciocínio e conhecimento especializado do GPT-5.2.

A otimização de suas habilidades permite que o novo modelo da OpenAI tenha maior capacidade para construir jogos, sites e aplicativos complexos e funcionais do zero em menos tempo.

“Com o GPT-5.3-Codex, o Codex passa de um agente capaz de escrever e revisar código para um agente que pode fazer praticamente tudo o que desenvolvedores e profissionais fazem em um computador”, afirma a companhia.

O GPT-5.3-Codex está disponível nos planos pagos do ChatGPT. A OpenAI afirma que, em breve, vai habilitar, de forma segura, o acesso à API.

GPT-5.3-Codex
OpenAI anunciou o lançamento do GPT-5.3 Codex (Imagem: Divulgação/OpenAI)

Anthropic provoca OpenAI

O lançamento dos novos modelos de inteligência artificial aconteceu um dia após a Anthropic alfinetar a OpenAI. A provocação ocorreu após a responsável pelo Claude afirmar que não vai colocar anúncios nas conversas com o chatbot.

A decisão foi anunciada em uma propaganda que será exibida no intervalo do Super Bowl, a grande final do futebol americano. O slogan usado pela empresa foi “Anúncios chegarão à IA, mas não ao Claude”, em aparente referência à confirmação de que a OpenAI desenvolve um programa de testes para incluir anúncios no ChatGPT.

Sam Altman reagiu à provocação em uma publicação no X, criticando a forma como os anúncios, possivelmente relacionados à sua empresa, foram incluídos na propaganda da concorrente.

Leia também: 

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Leia a matéria no Canaltech.