A compra antecipada de jogos da Nintendo e da PlayStation não podem mais ser realizados em plataformas como Shopee e Mercado Livre no Brasil. A decisão foi revelada nesta terça-feira (2) e impacta apenas os títulos que são distribuídos oficialmente no país.
- Inacreditável: GTA 6 custou mais caro que essas 10 coisas
- Hollow Knight Silksong, Silent Hill f e mais; veja lançamentos de setembro
De acordo com o influenciador e administrador do grupo Ofertas Nintendo BR, Daniel Reenlsober, a responsável pela decisão foi a Solutions 2 Go — que faz a venda oficial para diversas produtoras no território brasileiro.
Ele afirma que a decisão de impedir as pré-vendas dos jogos na Shopee e Mercado Livre foi motivada pelos cupons de desconto oferecidos de forma massiva por esses marketplaces. O uso desse recurso reduz o preço do lançamento de diversos títulos e pode criar uma disputa “desleal” com os demais sites.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A equipe do Canaltech contatou a Solutions 2 Go para esclarecer os fatos e explicar o que aconteceu, porém não houve retorno até a publicação desta matéria.
A polêmica do momento é que as mídias físicas oficiais vão deixar de ser vendidos em marketplaces (entenda Shopee e Mercado Livre) e isso acontece bem quando inicia a pré-venda de Pokémon Legends Z-A. Entenda nesse video o que muda e os impactos. pic.twitter.com/St0ONbAtQL
— Daniel #OfertasNintendo Reenlsober 👾 (@danielreen) September 2, 2025
Fiz a pré-venda no Shopee e ML, e agora?
Quem já fez a pré-venda de jogos como Pokémon Legends Z-A, que liberou nesta semana na Shopee e no Mercado Livre, receberá sua compra normalmente. O movimento impede apenas a disponibilidade deles a partir do seu bloqueio.
Além disso, o público poderá fazer a aquisição destes produtos normalmente em ambas as plataformas. No entanto, não poderá ser a versão nacional (com capa em português brasileiro), apenas as edições americanas, europeias, japonesas ou outras.
O objetivo parece ser estabelecer uma margem competitiva para que as vendas na Shopee e no Mercado Livre não canibalizem outras plataformas, como Amazon e KaBuM!. No entanto, o resultado disso é os jogadores pagando mais caro pelos jogos — algo que pode gerar revolta.

É importante notar que a Solutions 2 Go não faz a venda direta apenas dos jogos Nintendo e PlayStation, como também é a distribuidora oficial de produtoras como Square Enix, Bandai Namco, 2K Games e diversas outras. Ou seja, sua decisão pode impactar diversos lançamentos que estavam na mira do público — inclusive de GTA 6.
Leia também no Canaltech:
- Xbox Magnus pode custar o dobro do PlayStation 6
- 10 características que poderiam ser melhores no Nintendo Switch 2
- Filme de Call of Duty é anunciado com os mesmos criadores de Top Gun: Maverick
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.