
Resumo
- Os preços das corridas na Uber e 99 aumentaram desde novembro, segundo relatos nas redes sociais.
- A Uber menciona o uso de preço dinâmico para equilibrar oferta e demanda de motoristas.
- Motoristas das plataformas não percebem aumento significativo nos ganhos, apesar do aumento de preços.
Clientes da Uber e da 99 se queixam de que as corridas estão mais caras neste fim de ano. Pelo menos desde novembro, os aplicativos de transporte marcam valores acima dos vistos ao longo do ano, segundo relatos nas redes sociais. Já aconteceu contigo? E o pior é que não tem para onde correr, já que a alta nos preços impacta as duas principais plataformas.
As festas de fim de ano costumam ser um período com muitos compromissos, deslocamentos, e trabalhadores em busca de uma graninha a mais. No caso dos taxistas, setor regulado, é comum que as prefeituras autorizem o aumento da tarifa. Eles rodam na bandeira 2, o que garante um faturamento maior.
Já nos apps de transporte, o problema fica por conta da falta de transparência. Não é possível saber o valor por km rodado, já que isso é determinado pelos algoritmos secretos e permanecem sob sigilo.

Nós perguntamos qual foi o aumento médio detectado desde novembro na 99 e Uber. Nenhuma das duas empresas nos respondeu. Para piorar a situação, não existem fontes oficiais que permitam checar a informação.
Os taxistas podem comemorar pois o valor a mais vai diretamente para o bolso deles. O mesmo não pode ser dito da Uber e 99, já que os motoristas participantes da plataforma também se queixam de não estarem faturando mais neste período, conforme alguns relatos coletados pela equipe do Tecnoblog.
Em outras palavras, o consumidor paga mais, o motorista recebe o mesmo, e a diferença aparentemente fica no bolso dos donos das plataformas – sem que nenhum novo serviço tenha sido prestado para justificar o transporte a um custo mais elevado.
99 se cala
A 99 não respondeu ao nosso contato, feito às 7h26 de hoje (8), até a publicação deste texto.
Uber cita preço dinâmico
Nós mandamos um email para a equipe de comunicação da Uber perguntando se os preços estavam mesmo mais altos e por que os motoristas não percebiam um rendimento maior.
A Uber se limitou a explicar que o preço dinâmico pode ser ativado numa região onde a demanda por corridas supera a oferta de motoristas, como forma de “incentivar” os profissionais a rodarem naquela área.
Preços altos na Uber e 99 enfurecem consumidores neste fim de ano

