Prepare o bolso: aumento de preço da TSMC deve encarecer celulares Android

Tecnologia

Duas das principais fabricantes de chips para celulares terão que gastar mais para fabricar seus novos chips com a TSMC, é o que indica o site China Times. Qualcomm e Mediatek, que estão em praticamente todos os smartphones Android pelo mundo, precisarão pagar até 24% a mais pelos wafers de 3 nm (N3P) da gigante taiwanesa, reajuste que não foi repassado à Apple.

O aumento de preços afetará diretamente os próximos lançamentos das empresas: o Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm e o Dimensity 9500 da MediaTek. Segundo relatos, a MediaTek arcará com o maior aumento, de 24%, enquanto a Qualcomm pagará 16% mais. Sobre a geração passada, o aumento é de 20%.

Apple saiu ilesa por ser a maior cliente?

Acredita-se que a Apple, por ser a maior cliente da TSMC e responsável por cerca de 25% de sua receita total em 2025 (baseado em estimativas), tenha conseguido um acordo muito mais favorável, ficando isenta ou recebendo um grande desconto nesse reajuste.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esse custo adicional de fabricação deve gerar um efeito cascata no mercado de smartphones Android. A expectativa é que tanto a Qualcomm quanto a MediaTek repassem o aumento para suas parceiras, como Xiaomi, Vivo, Oppo e Samsung.

E a tendência é que a situação piore. O mesmo relatório aponta que os futuros wafers de 2 nm da TSMC, previstos para os chips de 2026, devem custar pelo menos 50% a mais do que os de 3 nm, devido aos altos custos de pesquisa e desenvolvimento. Com a TSMC supostamente não oferecendo descontos para essa nova tecnologia, os celulares topo de linha dos próximos anos, incluindo o iPhone 18, devem ficar ainda mais caros.

Outras gigantes da indústria de hardware, como AMD, Intel e NVIDIA também foram atingidos por aumentos entre 7% e 11%, segundo esse rumor.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.