Duas das principais fabricantes de chips para celulares terão que gastar mais para fabricar seus novos chips com a TSMC, é o que indica o site China Times. Qualcomm e Mediatek, que estão em praticamente todos os smartphones Android pelo mundo, precisarão pagar até 24% a mais pelos wafers de 3 nm (N3P) da gigante taiwanesa, reajuste que não foi repassado à Apple.
- O que é o índice de aproveitamento dos wafers de silício?
- O que é silício e por que os microchips são feitos desse material?
O aumento de preços afetará diretamente os próximos lançamentos das empresas: o Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm e o Dimensity 9500 da MediaTek. Segundo relatos, a MediaTek arcará com o maior aumento, de 24%, enquanto a Qualcomm pagará 16% mais. Sobre a geração passada, o aumento é de 20%.
Apple saiu ilesa por ser a maior cliente?
Acredita-se que a Apple, por ser a maior cliente da TSMC e responsável por cerca de 25% de sua receita total em 2025 (baseado em estimativas), tenha conseguido um acordo muito mais favorável, ficando isenta ou recebendo um grande desconto nesse reajuste.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
According to local forecasts in Taiwan, TSMC’s revenue contribution ranking in 2026 is expected to be as follows:
Apple (22%–25%)
Broadcom (11%–15%)
NVIDIA (11%)
MediaTek (9%–10%)
Qualcomm (8%)
AMD (7%)
Intel (7%)The fact that Broadcom’s share is projected to be higher than… pic.twitter.com/oJHae5CYGb
— Jukan (@Jukanlosreve) September 21, 2025
Esse custo adicional de fabricação deve gerar um efeito cascata no mercado de smartphones Android. A expectativa é que tanto a Qualcomm quanto a MediaTek repassem o aumento para suas parceiras, como Xiaomi, Vivo, Oppo e Samsung.
E a tendência é que a situação piore. O mesmo relatório aponta que os futuros wafers de 2 nm da TSMC, previstos para os chips de 2026, devem custar pelo menos 50% a mais do que os de 3 nm, devido aos altos custos de pesquisa e desenvolvimento. Com a TSMC supostamente não oferecendo descontos para essa nova tecnologia, os celulares topo de linha dos próximos anos, incluindo o iPhone 18, devem ficar ainda mais caros.
Outras gigantes da indústria de hardware, como AMD, Intel e NVIDIA também foram atingidos por aumentos entre 7% e 11%, segundo esse rumor.
Veja mais do CTUP:
- Placa-mãe usada vale a pena? 5 cuidados ao comprar
- Como avanço da IA nos games está aumentando demanda por SSDs
- Ainda no Windows 10? Veja 5 notebooks bons para mudar para o Windows 11
Leia a matéria no Canaltech.