Privacidade em risco? IA usa Wi-Fi para criar imagens de dentro da sua casa

Tecnologia

Roteadores Wi-Fi são obrigatórios em qualquer ambiente há anos. Afinal, não tem como viver sem internet. Porém alguns pesquisadores têm achado uma outra funcionalidade para esses dispositivos: mapear o ambiente e gerar imagens reais. Isso acontece com as ondas de sinais que eles geram, e é finalizado através de IA treinada para isso.

A nova técnica, desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Ciência de Tóquio, chama-se LatentCSI. Ela usa as informações que os sinais de Wi-Fi já carregam sobre o ambiente, os “ecos” que são criados quando as ondas batem nas paredes, móveis e pessoas, e os transforma em imagens de alta resolução.

Esses dados já eram usados para criar esboços brutos de um cômodo, mas nunca com esse nível de detalhe.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Wi-Fi precisa de IA para gerar as imagens

O segredo do LatentCSI é combinar esses dados de Wi-Fi com o poder de uma IA de geração de imagens, como o Stable Diffusion 3. De forma simplificada, o sinal de Wi-Fi atua como um mapa em tempo real, informando à IA a disposição geral dos objetos e a posição das pessoas no ambiente. A IA, por sua vez, usa esse mapa como base para “pintar” a imagem, preenchendo todos os detalhes, texturas e cores que o sinal de Wi-Fi sozinho não consegue capturar.

Exemplos de imagens criadas com Wi-Fi e IA (Imagen: Instituto de Ciência de Tóquio)

No entanto, a tecnologia tem uma grande limitação: o modelo de IA precisa ser pré-treinado com fotos reais do ambiente que ele está mapeando. Ou seja, a IA já conhece o local de antemão. Ela não consegue gerar uma imagem de um cômodo que nunca viu, já que ela apenas usa as informações do Wi-Fi para atualizar a imagem que já conhece com a posição atual dos objetos e pessoas.

Apesar de ser apenas uma demonstração de laboratório por enquanto, a tecnologia levanta sérias preocupações com privacidade. A capacidade de gerar imagens precisas de um ambiente usando apenas um roteador Wi-Fi, mesmo com as limitações atuais, abre um debate sobre o potencial de vigilância de dispositivos que temos em casa, transformando-os em uma espécie de câmera que pode ver através das paredes.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.