Placas de vídeo de entrada têm ganhado um novo significado nos últimos anos, mas um mais negativo. Enquanto GPUs como as icônicas GTX 750 Ti e GTX 1050 Ti conseguiam satisfazer uma boa parte dos PC gamers, desde a chegada das NVIDIA RTX isso mudou significativamente. Atualmente, a GeForce RTX 5050 é o mínimo que o Time Verde tem para oferecer em desktop e notebooks.
- Quão difícil é montar um PC por conta própria?
- 6 erros fatais para evitar na hora de montar seu PC gamer
Focando em PC de mesa, essa GPU precisa de um par em termos de processador, como qualquer configuração. Mas, por ser uma GPU de entrada, ela não precisa de uma CPU forte, longe disso.
Caso você tenha interesse em comprar essa placa, o Canaltech fala para você qual é o melhor processador para a RTX 5050.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Relação entre CPU e GPU
Em um jogo, a CPU e a GPU executam tarefas distintas, mas que se relacionam. A CPU é responsável por todos os cálculos e pela lógica do jogo: processa IA dos personagens, calcula a física de objetos e colisões, gerencia os comandos do jogador e, principalmente, prepara uma lista de instruções para a GPU.
A placa de vídeo, por sua vez, recebe essas instruções e renderiza os quadros de imagem que são exibidos no monitor, processando a geometria dos modelos 3D, aplicando texturas e calculando todos os efeitos visuais, como iluminação e sombras, ray tracing, literalmente gerando o game na tela.

O desempenho de um jogo é determinado pela velocidade com que tudo isso acontece, e o componente mais lento limita o resultado final, criando um gargalo. Se a CPU não for rápida o suficiente para preparar as instruções (chamadas de “draw calls”), a GPU ficará ociosa, resultando em queda na taxa de FPS, independentemente do quão potente ela seja.
Este cenário é comum em jogos de estratégia ou simulação com muitos elementos para a CPU gerenciar. O contrário, um gargalo de GPU, ocorre quando a placa de vídeo não consegue renderizar os quadros na mesma velocidade em que a CPU os envia, sendo o cenário mais comum em jogos com gráficos exigentes.
Para que nada disso ocorra, é preciso escolher um conjunto de CPU e GPU que faça sentido. O ideal é sempre ter processador de sobra para upgrades futuros.
Qual é a CPU ideal para a RTX 5050?
Com tudo isso em mente, precisamos de um processador que empurre bem a GeForce RTX 5050. Essa tarefa, no entanto, não é difícil, já que estamos falando da placa de vídeo mais básica dessa geração, e que não supera nem a RTX 4060, nem a RX 7600.
Aproveitando os processadores de gerações passadas que ainda temos disponíveis no mercado, indicamos o AMD Ryzen 5 5600 (ou XT, dependendo da disponibilidade) ou o Intel Core i5-12400F como recomendações mínimas. Podemos até indicar o atual rei do custo-benefício do segmento de entrada, o baratinho Ryzen 5 5500, mas sua baixa quantidade de cache pode acabar limitando a GPU em cenários muito específicos, quando existe uma exigência maior na CPU. Mas, no geral, ele vai bem com a RTX 5050.
Se o orçamento estiver sobrando e realmente quiser uma folga para um upgrade de placa de vídeo no futuro, o Ryzen 5 7600 ou o Core i5-14400F são opções que sobram para a placa de vídeo mais básica da NVIDIA.
Apesar de ser uma GPU interessante para jogos em 1080p, entregando 60 FPS sem muita dificuldades com os devidos ajustes em títulos mais pesados, ela ainda custa mais que uma Radeon RX 7600, que é levemente superior, fazendo com que seja menos atraente nesse momento. Porém é questão de tempo para que seu preço caia e ela se torne uma placa interessante, já que é um lançamento recente.
Conclusão
Sempre tenha em mente que o processador é parte quase igualmente importante em relação à GPU em um PC gamer. Sem um modelo adequado para a placa de vídeo escolhida, o jogador terá dores de cabeça com desempenho inconsistente, tornando a experiência frustrante.
Veja mais do CTUP:
- Principais peças de hardware para um PC gamer
- Entenda as principais configurações gráficas de um jogo de PC
- 6 dicas para montar um PC gamer competente sem gastar muito
Leia a matéria no Canaltech.